Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Treinos de fartlek: brincando de correr

Treinos de fartlek: brincando de correr

A tradução do nome fartlek já diz tudo: fart (correr) e lek (brincar). Foi a forma mais próxima de mostrar o que ele significa. Com ritmos diferentes de corrida e podendo ser incrementado com a utilização de inclinações, o método é um típico “jogo de velocidade”.

Mas por que esse tipo de treinamento faz tanto sucesso (até hoje) entre treinadores e atletas? Porque é divertido! Além de quebrar a monotonia das rodagens, ele estimula o atleta, a todo momento, com pequenas diminuições de intensidade onde o atleta recupera parcialmente o controle de sua FC (frequência cardíaca) para evoluir novamente, sempre com períodos de tempos diferentes. Diversão pura!

Tecnicamente, o fartlek colabora na adaptação muscular de ritmos diferenciados em uma mesma corrida, que é muito utilizado em várias provas com subidas. Além disso, fisiologicamente, o coração ganha uma adaptação muito importante de trabalho em altos e baixos ritmos de batimento gerando versatilidade para a realização de provas diferenciadas que exigem mudanças de ritmos constantes.

Se você ainda não experimentou, converse com o seu treinador ou tente realizar em seu próximo treino uma corrida que mude de velocidade a cada 5 minutos, variando entre ritmos fraco, firme e forte, mas não necessariamente nesta ordem.

Bons Treinos e até a próxima!!!

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Professor Zeca

Diretor Esportivo da Ztrack Esporte e Saúde Coach Esportivo Formado em Educação Física e Nutrição Várias pós-graduações e cursos no exterior Colunista do Programa Fôlego da R... VEJA MAIS

Compartilhe por email!