Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Treinos de força para maratonistas

Treinos de força para maratonistas

O ano começou e sei que muitos aqui já se inscreveram para uma maratona em 2018. Seja a primeira ou a décima, não importa. É preciso estar preparado. E preparado não significa apenas fazer rodagens longas para desenvolver a resistência. Também é preciso fazer treinos de força, cada dia mais vistos como fundamentais.

Treinar força não significa ganhar volume muscular, ficar musculoso e pesado. Significa que vai desenvolver seus músculos a usarem uma quantidade maior de fibras em cada contração, tornando-os mais eficientes e consequentemente mais fortes. Mas mesmo assim, muitas pessoas acreditam que é difícil de conciliar esta modalidade pois ela geralmente está no meio de treinos longos e rodagens cansativas.

Neste caso, basta pensar em como você conseguiu correr 10k seguidos. Aposto que foi treinando. Da mesma forma como pretende fazer 42k seguidos, treinar força além de resistência é uma questão de treino até que seu corpo se adapte a estes estímulos.

Leia mais

Tecnologias de amortecimento e a corrida

O que acontece com um corredor que se machuca

Você já se viu correndo?

Uma pessoa destreinada é capaz de realizar um exercício de movimentos repetitivos usando apenas algumas poucas e mesmas fibras musculares, fadigando-as rapidamente e possivelmente lesionando-as. Já uma pessoa treinada é capaz de usar um número bem maior de fibras para o mesmo exercício, distribuindo a carga entre todas elas, sem sobrecarregá-las. Um treino de força tem exatamente esta função.

Durante uma maratona, esta capacidade de dissipar a carga entre todas as fibras musculares possíveis é essencial para que o atleta consiga terminar a prova e, o melhor de tudo, com menos chances de lesões. Além disso, com músculos eficientes, é comum correr mais rápido, sendo natural notar as diferenças de tempo de uma pessoa antes e depois de alguns meses realizando treinos de força complementares.

Mas afinal, o que seriam esses treinos de força? São exercícios que exigem cargas mais elevadas do que aquelas que fazem parte do seu dia a dia. No caso dos que estão se preparando para uma maratona, os treinos de corrida fazem parte do cotidiano. Por este motivo, é importante que façam exercícios com uma demanda maior que a corrida, entre elas.

Quais seriam os melhores exercícios? Variam de acordo com cada um. Depende basicamente da condição física e dos objetivos. Para isso existem planilhas e avaliações específicas. Mas acima de tudo, existem os treinadores, especializados nestes tipos de orientações.
      
Portanto, se pretende fazer uma maratona abaixo de 3 ou 4 horas, ou apenas quer terminá-la sem se machucar… que a força esteja com você.

 

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Marcel Sera

Fisioterapeuta, palestrante e atleta amador! A ideia, aqui, é explicar como usamos e o que acontece com o nosso corpo em cada situação, ação e emoção de nosso dia-a-dia. Correr é uma... VEJA MAIS

Compartilhe por email!