Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Triathlon: Marca Zoot Sports é vendida novamente

Triathlon: Marca Zoot Sports é vendida novamente

A marca americana Zoot Sports, com 34 anos, nasceu em 1983 em Kona, ilha no Havaí que anualmente recebe o campeonato mundial do Ironman. A marca iniciou produzindo roupas de performance para alguns triatletas através de sua criadora que morava em Kona, chamada Christal Nylin. Em 1996, a Zoot mudou-se para a Califórnia, expandindo sua operação e distribuição para 22 países. Nesta época introduziu no mercado a primeira linha de tênis específica para o triathlon.

Em 2009, a Zoot foi adquirida pela K2, famosa e consolidada marca de esqui pertencente ao grupo Jarden, e neste momento algumas marcas voltadas para esportes de endurance passaram a ser adquiridas por grandes conglomerados. No caso da K2, a empresa tem um enorme canal de distribuição consolidado, no qual empresas menores como a Zoot não conseguem uma grande penetração no mercado global. Porém, em alguns casos, ter um grande canal de distribuição como a K2 não é uma garantia de ter sucesso e ampliação do negócio através de uma marca menor adquirida, principalmente quando o foco principal tem de ser mudado.

Leia mais

Tênis com amortecimento: quando o solado pode ser o vilão

Hoka One One Mach, o sucessor do Clayton

Brooks Glycerin 14: carro-chefe da marca que retorna ao Brasil


Com a K2 no comando da Zoot, o foco deixou de ser o vestuário de alta performance, passando a ser tênis de corrida. Durante cinco anos a marca produziu uma pequena gama de modelos de performance, que caiu no gosto dos triatletas, mesmo tendo pouca experiência no design de tênis quando comparada com os gigantes do setor de calçados de corrida. Ao mudar de foco, a Zoot perdeu participação do mercado vestuário e wetsuits de natação. Antes de ser adquirida pela K2, era líder neste segmento.

Percebendo que o vestuário de triathlon através de uma linha personalizada seria primordial para voltar a brigar pela liderança deste segmento, a Zoot adquiriu em 2014 a marca de vestuário de ciclismo Squadra.

No início de 2016, o grupo Jarden fundiu-se com outro conglomerado gigantesco americano, a Newell Brands, em uma operação de U$ 15 bilhões de dólares, e o novo grupo começou a vender as pequenas empresas do grupo, incluindo Zoot e Squadra. Shawn O’Shea, gerente geral da Zoot e Dan Weatherford, presidente da Squadra, uniram forças e traçaram uma estratégia de compra das marcas. Formou-se o grupo Zoom Squad Inc. Porém, Zoot e Squad permanecerão separadas com a Zoot concentrando-se somente no triathlon.

Shawn O’Shea acredita que ainda há espaço para o crescimento dos tênis específicos para o triathlon da Zoot futuramente. A marca está baseada em Carlsbad na Califórina, e conta com um time bem enxuto de nove funcionários para realizar toda a gestão da marca. Atualmente a Zoot patrocina o triatleta profissional Ben Hoffmann (vice-campeão do Ironman Havaí 2014), além de já ter patrocinado outros grandes nomes do trithlon como o espanhol Javier Gomez, a australiana Mirinda Carfrae, entre outros.

O’Shea expressou seu compromisso de apoiar os triatletas profissionais no futuro, mas observou que a Zoot vai procurar manter um relacionamento próximo com um pequeno número de profissionais em vez de tentar tapar sua marca em tantos atletas quanto possível. O candidato de Kona, Ben Hoffman, esteve com a Zoot mais tempo do que qualquer outro atleta, e está ansioso por um compromisso renovado com as raízes do triatlo de Zoot.

Enquanto O’Shea não compartilhou muitos detalhes sobre o produto que veremos em 2018, ele disse que o crescimento de sua equipe Zoot seria um grande foco para o futuro. O time atualmente possui 300 membros representando a marca em todo o mundo. Enquanto a divisão do calçado não desaparecer, a marca se reorientará em sua missão original, que estava criando roupas técnicas inspiradas nas raízes havaianas da empresa.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de pro... VEJA MAIS

Compartilhe por email!