Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Vença seus desafios com menos sofrimento: assim você irá longe!

Vença seus desafios com menos sofrimento: assim você irá longe!

Por que tudo que é gostoso é fácil de fazer, não temos barreira para enfrentar, nos dá um prazer imenso, geralmente nos traz algum mal em médio e longo prazo? Alguém já pensou nisso?

Quando somos convidados para um churrasco com muita carne, bebida, sobremesa; quando vamos ao cinema e comemos aquele pote grande de pipoca com refrigerante; quando a cama nos segura pela manhã ou durante o dia enquanto assistimos aos programas que gostamos, e assim vai…

Acordar cedo em uma manhã chuvosa para encarar 10 km de corrida, começar uma maratona e saber que o corpo ficará em movimento por boas horas, trocar aquela picanha gordurosa por um filé de frango grelhado, fazer uma série de uma hora de musculação, iniciar um projeto profissional, trocar um belo pedaço de pudim por frutas. Nada disso nos proporciona muito prazer imediato, mas nos traz bons resultados relacionados à saúde, bem-estar e longevidade.

 

Leia mais

Como evoluir com as adversidades? Algumas dicas práticas!

Estratégias para você vencer o medo do frio

Querer x poder: um eterno duelo

 

O grande desafio é encarar por muitos anos tudo isto que foi listado. Os principais e mais importantes projetos de vida geralmente estão relacionados aos sacrifícios que devemos fazer para conquista-los, à dedicação e a muito trabalho. Todos estes fatores estão inversamente relacionados ao prazer.

E agora? Como encarar tudo isso e não desistir facilmente? Como resistir às tentações e seguir firme em busca de suas metas e sonhos? Como transformar tudo isso em algo prazeroso?

Defina logo uma meta, submetas e não tire o olho delas. Não vamos a lugar nenhum sem metas e sem avaliações longitudinais, como feedback do nosso trabalho. Além disso, precisamos mantê-las em nosso radar para não perdê-las de vista.

Fatores que contribuem para vencer desafios sem sofrimento:

Planeje-se

Liste tudo aquilo que você precisará fazer para que seu grande projeto seja realizado, como bons hábitos alimentares, treinos específicos e regulares, muito estudo e planejamento.

Veja sempre o lado bom

Após listar todos estes fatores, procure transformá-los em algo que seja menos difícil de ser realizado e menos sofrido. Veja o lado bom de tudo isso. Isso só é possível quando temos muita vontade e estamos muito focados em realizar nossas metas e sonhos. Desta maneira, seremos capazes de superar as adversidades sob uma perspectiva positiva e prazerosa.

Reforce os resultados positivos e os benefícios

Crie uma conexão forte com os resultados positivos e os benefícios de todo este sacrifício. Faça uma avaliação constante para pontuar tudo o que foi conquistado até o momento. Sinta-se sempre um vencedor, aproveite todos os benefícios de toda esta luta (saúde, bem-estar, reconhecimento, etc.) e comemore cada passo dado rumo ao topo.

Seja persistente e não desista fácil

É muito provável que você tropece no meio do caminho. Seja forte e não lute até o fim, só assim você saberá se realmente todo o sacrifício foi em vão, ou não. Tenho certeza de que você não se arrependerá do que fez e do quanto lutou, Por outro lado, certamente, você se arrependerá do que não fez!

Nada de desistir de seus sonhos… tenho certeza de que a recompensa valerá a pena!

Vamos pra cima, galera!

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Lobo

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, sócio-diretor da Lobo Assessoria Esportiva, sócio e consultor técnico na Think Sports Consu... VEJA MAIS

Compartilhe por email!