Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Há vida além das Majors. As outras maratonas alemãs

Há vida além das Majors. As outras maratonas alemãs

Desde os anos 90, quando se iniciou a série histórica de quebras de recordes mundiais em Berlim, cujo precursor foi nosso atleta Ronaldo da Costa em 1998, ao quebrar o recorde da maratona que já durava 10 anos, Berlim se notabilizou por ser a mais rápida maratona do mundo.

Atualmente, o percurso detém o recorde mundial de maratona no masculino com a marca de 2h01min39s obtida pelo queniano Eliud Kipchoge. A competição faz parte do circuito World Marathon Majors, e seu grau de excelência traz um problema: a alta demanda de corredores vindos de todos os cantos do mundo.

Ou seja, correr Berlim é bom. Se possível. Deve ser corrida, se possível, uma vez na vida. Mas nem só de Berlim vive a Alemanha quando falamos em maratonas.

A Alemanha é um dos países com o mais rápido conjunto de maratonas. Aliás, as provas alemãs são muito procuradas por atletas brasileiros para obter índices mundiais ou olímpicos.

Conheça três grandes e bem organizadas maratonas alemãs

Maratona de Hamburgo

Quando: 19/04/2020
Distâncias: 42 km, 21 km e 5 km
Temperatura: média de 5ºC a 12ºC

A Maratona de Hamburgo é uma prova com chancela Gold Label Road Race conferida pela World Athletics. A competição acontece na cidade de Hamburgo, uma joia arquitetônica alemã às margens do Rio Elba e que possui o status de segunda maior cidade do país. E tem maratona das boas.

É a prova que Marilson Gomes correu para 2h11min00ss e obteve índice para sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio e a que Wellington Cipó escolheu para, no próximo dia 19 de abril (com inscrições ainda abertas), tentar obter seu índice olímpico.

A competição é patrocinada pela montadora BMW, assim como Berlim. São mais de 25 mil inscritos que correm a prova idealizada em 1986 em busca de sua icônica blue line. Hamburgo foi a primeira maratona a pintar a linha azul por todo o percurso.

O trajeto é totalmente plano por se localizar às margens da foz do Rio Elba e tem recorde de 2h05min30s. Em abril as temperaturas variam entre 5ºC a 12ºC, tornando um ambiente perfeito para performance.

Hamburgo, com 1,8 milhão de habitantes, é sede do segundo mais importante porto europeu e possui uma economia pulsante.

O primeiro lote de inscrição para a prova custa 66 euros. O último, 99. Como se vê, bem mais em conta que sua prima rica, Berlim.

Mais informações aqui.

Maratona de Frankfurt

Quando: 25/10/2020
Distâncias: 42 km e 5 km
Temperatura: média de 8ºC a 14ºC com chuvas

Depois de ser destruída na Segunda Guerra Mundial, a cidade de Frankfurt se reconstruiu sediando a nova capital da Alemanha Ocidental, o que lhe conferiu o status de importante centro financeiro e de transportes da Alemanha e da Europa Continental. A cidade possui um dos mais importante aeroportos do continente, o que a torna um hub para todos os pontos do mundo.

Leia mais

O que Tóquio nos ensina sobre o cancelamento de corridas e o plano B

15 fatos que marcaram a corrida em 2019

O que levar em conta na hora de escolher quais provas correr

A Maratona de Frankfurt também é uma prova com chancela Gold Label Road Race. A competição acontece no outono europeu, o que é garantia de temperaturas amenas e propícias a bons resultados. Prova tradicional, realizada no último domingo de outubro e que em 2020 chega a sua 39ª edição.

São cerca de 25 mil participantes, sendo 15 mil concentrados na prova de 42 km e os demais na fun de 5 km. Em 1981, data de sua criaçã, foram 3.169 corredores registrados.

A prova orgulha-se de ser a maratona mais verde da Alemanha com lema de proteção do meio ambiente com foco no conceito de redução do consumo de energia e CO2 do evento.

No dia anterior à maratona acontece uma Pretzel Party, um café da manhã gratuito organizado por um dos patrocinadores, o Brezellauf, com uma corrida light de 5 km com direito a medalha, pretzel e cerveja.

As inscrições, mais uma vez, têm valores mais baixos se comparadas às da série Majors: custam 90 euros e vão até dia 30 de junho.

Mais aqui

Maratona de Munique

Quando: 11/10/2020
Distâncias: 42 km, 21 km, 10 km
Temperatura: média de 8ºC a 14ºC com chuvas

A Maratona de Munique é uma prova com chancela Bronze Label Road Race. A cidade é a capital do estado da Bavária, localizada no sul do país e famosa também pela cultura cervejeira alemã. A Oktoberfest Munich acontece de 19 de setembro a 04 de outubro, o que permite até ao corredor fazer uma viagem 2X1, se for amante de cervejas ou de festas tradicionais.

Caminhar pela Marienplatz foi e é desejo de milhões de pessoas ao longo de séculos, e os participantes da Maratona de Munique podem fazê-lo correndo, além de passar por quase todos pontos turísticos e culturais da terceira maior cidade alemã.

A prova chega a sua 35ª edição e as inscrições podem ser feitas sem maiores atropelos: custam 91 euros até dia 30 de junho e 103 euros no lote final.

Mais aqui

As maratonas de Frankfurt e Munique serão disputadas com duas semanas de distância entre elas. Para quem gosta de uma viagem internacional para correr mais de uma maratona, pode ser uma ótima saída.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30)... VEJA MAIS

Compartilhe por email!