Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Você conhece os benefícios do MTB olímpico?

Você conhece os benefícios do MTB olímpico?

Já parou para pensar sobre o que nos atrai a praticar um esporte? Cada pessoa tem seus próprios motivos para sair em busca de algum esporte, porém, é possível dizer que existem algumas metas que são comuns a todos, como por exemplo melhorar a saúde, investir no bem-estar, ter o prazer de fazer parte de um grupo de amigos, ou sentir o emocionante efeito da adrenalina.

Ainda bem que existem várias modalidades esportivas que podem atender aos mais variados gostos, porém aqui neste artigo gostaria de oferecer uma perspectiva dos benefícios que a prática do mountain bike olímpico (ou XCO) proporciona ao atleta. 

 

RESISTÊNCIA

O XCO é classificado como modalidade de resistência aeróbica de alta intensidade, e os efeitos ou adaptações no corpo do ciclista são bem conhecidos. Aproveitar melhor o oxigênio para produzir energia, resistir por mais tempo ao esforço, superar subidas mais longas e mais inclinadas, melhorar a capacidade respiratória e queimar mais calorias são exemplos destas adaptações.

 

FORÇA

Para superar os obstáculos naturais característicos do Cross Country, como pedras (rock gardens), raízes, drops (grandes degraus ou descidas muito inclinadas), tops (subidas curtas e muito inclinadas) e curvas rápidas, o ciclista adquire força específica não somente nos membros inferiores (pernas), mas em toda região abdominal, braços e tórax. Quem pratica o XCO ou já andou em uma pista sabe o tamanho do efeito que cada dia de prática tem sobre nossa força. 

 

EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO

Agora entramos numa área que torna o XCO uma modalidade diferenciada dentre as modalidades do ciclismo. Cada pista apresenta um novo desafio, novos obstáculos e um tipo diferente de solo. Além da força, o praticante do XCO adquire equilíbrio e coordenação para pilotar sua bike nestes diferentes ambientes naturais. Ciclistas de outras modalidades reconhecem que o piloto de XCO tem mais habilidade nas descidas, curvas e sobre os obstáculos que aparecem nas pistas.

Sobre este tópico, gostaria de compartilhar uma experiência: treino uma ciclista que iniciou no mountain bike em agosto de 2016, mas já foi ginasta por vários anos no passado. Devido às habilidades de equilíbrio e coordenação adquiridas na ginástica artística e rítmica, esta ciclista se adaptou rapidamente nas pistas de XCO e em apenas um ano, foi vice-campeã brasileira máster de XCO no ano passado em Domingos Martins, no Espírito Santo, e campeã de sua categoria na Copa Internacional de XCO !

Além destas adaptações, o ciclista de XCO melhora sua intimidade com a bike quanto às trocas de marchas e uso dos freios, e também sua velocidade de reação e reflexo nas tomadas de decisões diante de obstáculos inesperados nas trilhas e estradas. Tudo isso proporciona mais auto confiança, coragem e motivação para pedalar nos lugares fantásticos que a natureza nos proporciona.

 

Espero que estas informações possam te motivar a praticar o Mountain Bike Olímpico e que você possa desfrutar destes e outros benefícios que esta modalidade proporciona. Pratique o XCO!

 

 

 

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodney Hoffmann

Professor de educação física e especialista em treino de alta performance pela Academia Estatal da Cultura Física de Moscou (Rússia), é chefe da equipe Hoffmann XCO/ Specialized Brasil... VEJA MAIS

Compartilhe por email!