Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Você é uma pessoa organizada?

Você é uma pessoa organizada?

Você é uma pessoa organizada? Que pergunta indiscreta, não? O que isso tem a ver com a gente que corre, nada, pedala, sobe montanhas, ou pratica qualquer outro esporte? A resposta é: TUDO!

Para qualquer desafio que encaramos, seja ele, pessoal, profissional ou esportivo, necessitamos de algumas competências básicas para o sucesso. Dentre elas: estabelecimento de metas, foco, persistência, um pouco de ousadia, planejamento, disciplina, dedicação, exigência de qualidade e eficiência, avaliação contínua e a organização.

Como podemos observar, todas as outras já são bem conhecidas e evidenciadas, mas acabamos deixando a organização um pouco à margem. Porém sem ela, o caminho acaba se tornando um pouco mais tortuoso.

Na prática, como ela influencia em nossos resultados esportivos, ou mesmo na simples manutenção da prática regular de atividade física e em nossa saúde?

1.Organização da agenda

Sem um plano diário, fica mais difícil definir as prioridades, urgências e importâncias. Infelizmente, deixaremos sempre os treinos em segundo plano se não tivermos em mente este plano pré-estabelecido.

2.Organização dos materiais

Basta um piscar de olhos para encontrarmos desculpas para fugir de um treino. Quanto mais desorganizados nossos, acessórios, equipamentos de treino, roupas, alimentação e suplementação, mais obstáculos surgirão diariamente em nosso caminho, seja pela perda de tempo, ou mesmo por preguiça para encontrar e preparar tudo para treinar.

Dificilmente, encontraremos alguém que acorda diariamente animado e disposto para encarar um dia longo de trabalho e treinos.

Eu, por exemplo, tenho vontade de voltar a dormir quando o despertador toca às 5h da manhã. Para driblar esta preguiça, deixo tudo preparado para meu treino matinal: mochila com as roupas e acessórios, bicicleta revisada, garrafas com água, alimentação pré, intra e pós-treino já pronta, agenda do dia e plano de treino repassados, roupas e alimentação para o dia todo de trabalho na mochila… e assim vai.

Leia mais

Converse mais com seu corpo!

Habilidades importantes para correr melhor

Alongamento antes ou depois da atividade? Saiba o que fazer

Não tem jeito. Tudo isso dá muito trabalho e requer um esforço adicional, que muitas vezes, por conta do cansaço, deixamos de lado. Infelizmente, não existem atalhos! Se desejamos realizar sonhos e atingir metas, precisaremos levar a sério a organização.

Bora pra cima e bons treinos, galera!

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Lobo

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; sócio-diretor da Lobo Assessoria Esportiva; palestrante de temas sobre qualidade de vida, tre... VEJA MAIS

Compartilhe por email!