Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Você já definiu sua meta da próxima prova?

Você já definiu sua meta da próxima prova?

Nós, corredores amadores, somos bombardeados de provas tentadoras: de todos os tipos de distâncias; nos mais diferentes locais; festivas; boas para RPs (recordes pessoais); que nossos amigos participarão em peso… Desta maneira, fica bem difícil resistir a uma inscrição, a uma viagem, a um encontro com os amigos e à tentativa de reduzir aquele tempo que insiste em perdurar. Mas isso pode atrapalhar que alcancemos nossas metas.

Afinal, existe alguma maneira de poder participar de mais provas ao longo do ano evitando-se as temidas lesões e evoluindo no esporte? Temos aí um grande dilema.

A experiência adquirida durante o processo de treinamento e durante uma prova é fundamental para podermos encarar futuros desafios com mais ferramentas para enfrentar as adversidades. Por outro lado, provas sequenciais e sem o planejamento devido podem ser extremamente nocivas, colocando em risco nossa saúde, nossos sonhos e metas, e consequentemente, levando à perda da motivação em fazer aquilo que tanto amamos.

Como buscar o equilíbrio e aproveitar as provas de maneira segura?

  1. Antes de tudo faça uma reflexão sobre o motivo pelo qual você optou em praticar a modalidade e onde quer chegar.
  2. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo com um profissional capacitado (treinador) e não saia do foco facilmente.
  3. Dê um passo de cada vez e não caia em tentações de provas longas e absurdas com pouco tempo de prática.
  4. Ao optar por provas longas (meia-maratona, maratona, triathlon long distance, Ironman), converse com seu treinador sobre o tempo de intervalo entre cada uma destas provas, por conta do processo de recuperação do organismo.
  5. Defina o objetivo para cada desafio escolhido, categorizando as provas pelo seu grau de relevância na preparação. Por exemplo: nível A (alvo), nível B (importante para a preparação e como um bom teste para a prova alvo), nível C (sem expectativas de resultados e apenas para ganhar experiência).
  6. Saiba interpretar os resultados com o objetivo de aprimorar a preparação para provas futuras, ajustando algumas falhas e aperfeiçoando capacidades.
  7. Não busque resultados imediatos. Resultados sólidos e expressivos são obtidos sempre em médio e longo prazo.
  8. Não queira bater RPs em todas as provas, pois isso não vai acontecer ou terá vida curta.
  9. Para poder participar de mais provas no ano, treine com regularidade, incorpore bons hábitos de vida, não deixe de lado o treino complementar de força, alinhe seus objetivos e expectativas com sua família, amigos e com seu chefe ou equipe de trabalho.
  10. Acima de tudo, divirta-se e não se compare com ninguém!

Defina sua próxima meta e estabeleça um plano de voo para ela agora mesmo!

Bons treinos e bora pra cima, galera!

Leia mais

Cruzei a linha de chegada, e agora?

Leve seus desafios a sério e tenha uma relação saudável com o esporte

Saia das redes sociais e vá treinar!

 

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Lobo

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; sócio-diretor da Lobo Assessoria Esportiva; palestrante de temas sobre qualidade de vida, tre... VEJA MAIS

Compartilhe por email!