Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Mas… você sente preguiça?

Mas… você sente preguiça?

Não consigo contar o número de vezes que me deparei com esta pergunta de amigos, familiares ou colegas. Minha resposta é “claro que sim”, que vem seguida por olhares de surpresa e incredulidade. Verdade é que dia ou outro é muito normal termos preguiça de fazer as coisas que nos propomos em algum momento e que passaram a fazer parte da nossa rotina. Nem sempre dá aquela disposição ir para a aula de LPO às 20h30, depois de um dia inteiro de trabalho e trânsito, né?

Acordar bem cedo para ir ao trabalho, pegar transporte público, fazer aquele WOD cheio de thrusters… De vez em quando a preguiça pode surgir, sim. É um sinal de que teremos que romper com a inércia do que estávamos fazendo e iniciar uma outra atividade que requer uma nova fonte de energia. Mas e aí, como encontrar esta energia e quebrar com o ciclo?

1. Analise a situação

Pergunte-se: por que eu me propus a fazer isto (treinar, estudar, trabalhar) em primeiro lugar? Como isso pode fazer bem para mim e para as pessoas a minha volta? Tenha o lado positivo e os benefícios bem claros na sua mente.

2. Mindset é a nova bola da vez

Use as respostas às perguntas anteriores para mudar a sua mentalidade em relação àquilo que você tem para fazer. Escreva uma frase de ação “vou me tornar mais forte”, “esse conhecimento faz parte da minha promoção”, “guardar este dinheiro é importante para a minha viagem” e passe a usá-la como um mantra. Repita para você mesmo algumas vezes até que você esqueça a preguiça e parta para a ação.

 

Leia mais

Varie e desafie-se no crossfit

Quanto tempo se leva para ficar bom no crossfit?

A nutrição no crossfit

 

3. Organize-se

Deixe a roupa pronta, a mesa limpa, o cartão de crédito escondido. Crie oportunidades que te levem a fazer o que você quer ou precisa. Se você deixar para se organizar na hora H e a preguiça bater, você vai acabar usando isso como desculpa para não fazer o programado. Quanto mais automático for para você pegar sua mala e ir para o treino, ou sentar na sua mesa e iniciar o trabalho, mais você faz sem precisar ficar pensando o tempo todo.

4. Encontre tempo para relaxar todos os dias

Pode ser ir até o café mais próximo e apreciar esses minutinhos lá tomando o café ou lendo um livro novo. Ouça suas músicas preferidas. Veja fotos de pessoas queridas, bichinhos. Envie uma mensagem a um amigo que faz tempo que não fala. Ou simplesmente respire profundamente por alguns minutos.

Agora, se essas técnicas não te servirem de nada ou você sente preguiça de fazer suas atividades todos os dias e precisa de uma “força de vontade” monstruosa para fazer e agir, talvez esteja na hora de avaliar se você realmente gosta do que faz, se a sua rotina está alinhada com as coisas que você busca para você ou se o seu corpo e sua mente não estão pedindo um descanso para recarregar as energias.

Boa semana!

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Fernanda Surian

Professora de inglês e português para estrangeiros, competidora de crossfit, apaixonada por viajar, escrever e compartilhar. Vivendo e aprendendo cada vez mais sobre performance para uma v... VEJA MAIS

Compartilhe por email!
[i]
[i]