Fitness

HIIT e LISS: qual é o melhor para perder gordura?

Na busca pela perda de gordura, é comum que milhares de treinamentos diferentes surjam, cada um prometendo resultados melhores do que o outro. Recentemente, as rotinas de exercícios HIIT e LISS estão ganhando relevância, mas o que elas de fato são? Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma? 

HIIT

High Intensity Interval Training, ou treino de alta intensidade intervalado, como o próprio nome já indica, consiste em exercícios de grande esforço físico – que duram de 5 segundos a 8 minutos – intercalados com pausas de duração variada. No total, suas sessões não devem passar dos 20 minutos e nem devem ser feitas mais de três vezes ao dia.

O curto período se compensa pela exigência: para um HIIT bem feito, é necessário manter seus batimentos entre 80 e 90% da frequência cardíaca máxima (FCM). Sua grande vantagem é o aumento do VO2 max. Isso significa que a capacidade de seu corpo para transportar e metabolizar o oxigênio aumentará, proporcionando menos cansaço – algo muito interessante para os corredores.

 

 

LISS

O LISS tem uma proposta quase contrária ao HIIT. Sua sigla significa Low Intensity Steady State, ou baixa intensidade em estado estacionário. Ou seja, o atleta deve manter sua frequência cardíaca entre 60 e 70% da FCM em sessões de, no mínimo, 45 minutos. A chave desse tipo de treinamento é manter o mesmo ritmo: sem explosões ou forçar muito, ele funciona bem como preparo para provas de longa distância e não exige tanto quanto o treino intervalado de alto volume.

E na queima de gordura?

Um estudo da Universidade do Novo México indicou que o HIIT certamente traz benefícios a um atleta médio: a perda de gordura é significativa para atletas que se submetem a esse tipo de treinamento. Entretanto, a alta demanda física e a possibilidade de overtraining impedem que tamanha potência seja mantida numa rotina. Por conta disso, balancear o HIIT com o LISS é a melhor solução para quem busca a queima de gordura: mesmo sem atingir a exaustão, é possível obter bons resultados.

Juan Meo, instrutor da Personal Training Peru, endossa a eficiência das sessões de alta intensidade sobre o LISS, que pode surtir efeito com maior rapidez. Ainda assim, ele não descarta os treinos longos como uma alternativa válida. Na corrida, ele recomenda o HIIT como foco para os velocistas, e o LISS para fundistas.

Antes de se aventurar em um dos dois tipos de treinamento, lembre-se de consultar um médico: por mais que esses métodos sejam muito estudados, só um profissional pode te aconselhar sobre quais os melhores exercícios para seu corpo.

Breno Deolindo

Share
Published by
Breno Deolindo

Recent Posts

MOV

56 minutos ago

Eco SP

56 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago