Categories: Notícias

ONG lança plano para ampliar prática esportiva no país

A organização sem fins lucrativos Atletas pela Cidadania anunciou seu plano de ações por políticas públicas que garantam o aumento da prática esportiva como um dos legados sociais da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

A atuação começará nas escolas e será gradativamente estendida para toda a sociedade. Entre as metas do programa estão levar esporte educacional para 100% das escolas públicas até 2022 e dobrar a atividade esportiva da população nas cidades-sede da Copa entre 2014 e 2016.

O planejamento e a implantação das ações nessas cidades serão conduzidos em parceria com as redes de ensino, entidades, instituições, ONGs e órgãos públicos.

O programa foi apresentado no último dia 10 de maio, no Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu – SP) por ídolos do esporte como Raí, Magic Paula, Hortência e Fernanda Keller.

“Nossa proposta é mobilizar a sociedade e mostrar que esses megaeventos podem e devem contribuir para um País mais justo e igualitário”, afirma Raí Oliveira, Presidente da ONG. Segundo o diretor da organização, Joaquim Cruz (atletismo), a Atletas acredita no impacto do esporte nas políticas para a educação, saúde, emprego, práticas sustentáveis e vê os grandes eventos como uma oportunidade singular.

“A atenção para a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil permite a discussão de uma política mais ampla e integrada para o esporte, capaz de beneficiar muitos brasileiros, em especial crianças e jovens, por meio da atividade física”, explica.

Uma das principais metas estipuladas é garantir que 80% das escolas públicas das cidades-sede da Copa do Mundo tenham esporte educacional, entre 2014 e 2016. A organização pretende alcançar 100% das escolas públicas do País até o ano de 2022. Embora não exista um amplo levantamento sobre esporte educacional, números do Ministério da Educação (Censo Escolar 2009, Inep) apontam que apenas 18% das escolas municipais de ensino fundamental têm quadras esportivas e 69% têm professores de educação física.

A Atletas pela Cidadania também traçou como meta dobrar o nível de atividade esportiva da população das doze cidades-sedes da Copa até 2016. Dado de 2008 do Ministério da Saúde sinaliza que, nas capitais, apenas 16% das pessoas acima de 18 anos praticam atividades físicas suficientes para assegurar uma condição melhor à saúde (Vigitel Brasil 2008).

A ONG anunciou também a criação de um fundo patrimonial formado com recursos dos próprios atletas e que será aberto a doações. O Fundo Atletas pela Cidadania conta com parceria do Itaú e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Parte de seus rendimentos será convertida em ações sociais.

Logo após o lançamento do programa, os próximos passos da Atletas pela Cidadania são mobilizar o governo federal e os governos das 12 cidades-sede para  o cumprimento das metas, apoiando os municípios na implementação do esporte educacional e na criação de ações para o acesso de todos a atividades esportivas.

Esse trabalho será feito por meio de parcerias com redes de ensino, entidades, instituições, ONGs e órgãos públicos municipais locais. Os atletas já estão programados para percorrer as 12 cidades-sede e, na ocasião, vão apresentar projetos específicos que podem ser expandidos para toda a rede pública.

Também serão produzidos, como parte do plano de ações, indicadores, pesquisas e levantamento de boas práticas como forma de amparo aos gestores, organizações, empresas e sociedade civil como um todo. O objetivo é fornecer subsídios apropriados para quem deseja investir em esporte de uma maneira geral.

Mais informações pelo site www.atletaspelacidadania.org.br.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

9 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

9 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago