Categories: Notícias

Personal Training: uma atividade que requer conhecimento

O personal training é uma atividade que vem ganhando espaço tanto no mercado de trabalho quanto na mídia. A divulgação desta atividade pelos meios de comunicação pode estar relacionada à busca das pessoas por uma atividade especificamente direcionada às suas necessidades.

Esta ramificação da Educação Física, além de bem remunerada, aumenta o status do profissional de Educação Física em função dos bons resultados obtidos, pois todas as atenções do profissional, diferentemente da academia cuja atenção é fracionada entre muitos alunos, são voltadas apenas para um indivíduo ou, em alguns casos, a um pequeno grupo de pessoas.

Porém para que o profissional de Educação Física possa atuar como personal training são necessários vários pré-requisitos a fim de tornar este profissional qualificado para exercer esta função. Ente os principais pré-requisitos pode-se destacar os conhecimentos em fisiologia do exercício, cinesiologia, biomecânica, treinamento físico, musculação, avaliação física e prescrição de atividade física.

O personal training é aquele profissional capaz de avaliar o nível de condicionamento físico do indivíduo por meio da mensuração de variáveis funcionais como, por exemplo, o consumo máximo de oxigênio (VO2máx) e a composição corporal, além de avaliar o nível de desempenho das valências físicas como força, resistência, flexibilidade, velocidade, coordenação e equilíbrio.

Outras avaliações também devem ser utilizadas por este profissional tais como: exames médicos em geral (hemogramas, radiografias, etc) e autorização médica para prática de exercícios, bem como questionários investigativos (anamneses) para verificar o histórico do aluno e identificar possíveis fatores de risco para a prática da atividade física como, por exemplo, tabagismo, sedentarismo, problemas cardíacos em antepassados próximos entre outros. De posse destes dados, o personal training deverá planejar e prescrever os exercícios e/ou atividades físicas, orientá-las e monitorar o desempenho do indivíduo durante a execução das mesmas.

Além disso, este profissional deve, sobretudo, saber reavaliar o aluno (para verificar se houve ou não evolução com o treinamento) e redirecionar ou realizar nova prescrição de exercícios e/ou atividades físicas quando necessário.

Embora todos estes conhecimentos e funções sejam indispensáveis para o profissional de educação física atuar como personal training, existe, também, outros aspectos que devem ser observados. Entre estes, está a capacidade do referido profissional em motivar constantemente o aluno para a prática da atividade física bem como buscar compreender questões relacionadas ao estado emocional deste aluno. Para tanto é indispensável, também, conhecimentos nas áreas de psicologia do esporte e da atividade física.

Este conhecimento auxiliará o profissional a proceder adequadamente quando o mesmo, durante e realização das suas atividades profissionais, perceber que este aluno encontra-se estressado, abatido, preocupado ou com outros problemas que o atrapalhem durante a prática da atividade física.

Uma situação como a citada anteriormente é que classifica esta ramificação da Educação Física como -treinamento personalizado-, pois, cabe a este profissional perceber as limitações ou perturbações, mesmo que momentâneas, dos alunos durante as aulas e propor uma atividade de imediato com o intuito de restaurar o bem estar ou talvez, apenas, minimizar os problemas do aluno. Dessa forma, com as suas qualificações e administração individualizada do treinamento, o personal training está, cada vez mais, deixando de ser simplesmente -luxo- e tornando-se indispensável àquelas pessoas que desejam obter qualidade de vida, pois este profissional possui ferramentas para monitorar todos os passos do aluno, otimizando os resultados e minimizando os riscos à sua saúde

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

12 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

12 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago