Categories: Notícias

Relação entre peso e VO2max em corredores

 A capacidade do ser humano em realizar exercícios de media e longa duração depende do metabolismo aeróbio. Sendo assim, o consumo máximo de oxigênio (VO2max) sempre foi considerado o melhor dos índices para mensurar a aptidão cardiorrespiratória de atletas e pessoas fisicamente ativas. Além disso, muitos programas de treinamento utilizam esse índice como intensidade de treino.

Embora os exercícios de média e longa duração sejam dependentes do metabolismo aeróbio, outros fatores podem influenciar a performance. Diferentemente da natação ou ciclismo, que são atividades onde não existe sustentação da massa corporal (peso) durante o exercício, a corrida se caracteriza como atividade onde o corpo tem que ser sustentado pelos membros inferiores. Por essa razão o custo aeróbio da corrida é normalizado pela massa corporal e expresso em valores relativos a massa corporal total. Isso significa que o VO2max esta intimamente relacionado com a massa corporal.

Esse é um dos motivos que muitos atletas começam a sentir um maior desgaste nos treinos e provas de corrida, devido ao aumento da massa corporal, que acarreta numa queda de performance. Ao contrario do que muitos pensam, que ter uma maior massa corporal irá ajudar na performance, não é bem assim, pois, quanto mais pesado menor será seu VO2max, pois o mesmo é determinado a partir dos valores de massa corporal.

Não existe um teste que determine a aptidão cardiorrespiratoria de um individuo, sem que sua massa corporal seja medida. Pois além de ajudar no controle e efeito do treinamento, a massa corporal pode ajudar a identificar possíveis ajustes para a melhora da performance.

A idéia desse artigo é mostrar a todos atletas que existem alguns fatores que podem influenciar no VO2max e na performance. Isso não quer dizer que, pessoas um pouco acima do peso não tenham uma boa performance, pois seu condicionamento será de acordo com o nível de treinamento.

Todos já devem ter visto em provas de corrida, muitos atletas acima de peso de destacarem muito mais do que os teoricamente em forma. Isso se deve ao nível de condicionamento. O que vale a pena ressaltar é, quando falamos em atletas da mesma idade, nível de treinamento igual e com massa corporal diferente, isso pode determinar num melhor desempenho.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

12 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

12 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago