Fitness

Pular corda: diversão aeróbica

Por Odara Gallo

Praticar corrida durante muitos anos sem enjoar e sem desanimar não é tarefa das mais fáceis. Fatalmente, os corredores precisam se dedicar a atividades paralelas para manter o preparo físico e não deixar os treinos caírem na rotina. Uma boa opção para momentos como esses pode estar em uma atividade simples, que é quase uma brincadeira: pular corda.

Além de relembrar a infância de alguns, esse exercício trabalha bem a parte aeróbica do atleta, além de desenvolver equilíbrio e agilidade, como fazem os lutadores de boxe, por exemplo. “Pular corda envolve grandes grupos musculares, por isso estimula o trabalho cardiovascular”, explicou Rogério Orban, coordenador técnico da Properformance Assessoria Esportiva, especialista em Fisiologia do Exercício.

A melhora da resistência é apenas um dos benefícios que essa atividade traz. Queimar as gordurinhas a mais também é possível com a ajuda da corda. “Além da solicitação de membros inferiores, existe também a participação importante dos braços na execução do movimento. Ou seja, quanto maior a massa muscular solicitada em um exercício, maior o gasto calórico”, falou Samuel Ferraz, professor e personal da Formula Academia, formado em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício.

O trabalho de muitos grupos musculares citado como vantagem da atividade pelos profissionais não se limita apenas aos membros. Além de panturrilhas, coxas e braços, pular corda fortalece glúteos, abdômen, peitoral, ombros e lombar, e os exercícios podem ser moldados para seu objetivo na corrida. “Podemos trabalhar resistência muscular ou força e explosão, com saltos pequenos e grandes. Há ainda como desenvolver a coordenação, com movimentos específicos da corrida, como elevação dos joelhos, elevação do calcanhar e outros”, sugeriu Rogério Orban. O professor atentou ainda para a melhora no equilíbrio e na consciência corporal, que podem ser obtidos com salto em uma perna só.

Pule antes de correr

O corredor pode aproveitar a atividade para aquecer os músculos antes de provas ou treinos mais longos. Além disso, sessões de pular corda podem funcionar como complemento para treinos de base. “Nessa fase, é possível aplicar em um circuito para a melhora na condição física geral, coordenação e fortalecimento da estrutura utilizada na corrida”, afirmou Rogério Orban.

Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar na dose antes de executar exercícios de complementares. “A inclusão antes de treinos de força pode ser feita, desde que isso não interfira na perfeita execução dos movimentos no treino de musculação”, alertou Samuel Ferraz.

Quanto pular para emagrecer

Se você é daqueles que correm para poder comer, agora você também pode pular para neutralizar os exageros do fim de semana. Os especialistas afirmam que, por ser uma atividade aeróbica intensa, é uma ótima opção para incluir no programa de perda de peso, mas não adianta dar uns pulinhos aqui e outros ali. “O ideal é que sejam realizadas de três a quatro sessões semanais de 30 minutos divididos em intervalos que podem variar de dois a cinco minutos, de acordo com o condicionamento de cada um, por 1 minuto de recuperação”, sugeriu Samuel Ferraz.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

11 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

11 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago