Treinamento

10 mil passos por dia nos tornam mais saudáveis?

10 mil passos. Essa “meta” aparece em vários relógios fitness e veículos de mídia como um número mágico para sair do sedentarismo e tornar-se uma pessoa saudável. O objetivo foi criado nos anos 1960, pelo pesquisador japonês Yoshiko Hatano. Ele afirmava que essa prática melhoraria alguns índices de saúde em um indivíduo, como a glicemia, a proporção de gordura entre cintura e quadril e a pressão arterial.

Apesar dos 10 mil passos serem relevantes até os dias de hoje, Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, afirma que é melhor acumular 150 minutos de atividade física por semana: “Inúmeras evidências científicas nos permitem afirmar que a duração não é o fator mais importante ou o único a se considerar na prescrição”. De qualquer maneira, Netto ressalta que ter esse objetivo diário é um grande avanço para uma vida mais saudável. “Só o fato de se movimentar mais já vai produzir benefícios para a melhora da saúde e qualidade de vida”.

Pela simplicidade, os 10 mil passos são acessíveis para qualquer um, mas é preciso ter cautela se você estiver sedentário: “Faça poucos minutos por semana de atividades adequadas para o seu nível de condicionamento físico. O ideal é que a progressão seja de 1000 passos adicionais a cada semana”, sugere Netto. Para monitorar essa evolução, um smartphone basta – é só escolher entre os inúmeros aplicativos fitness disponíveis.

Movimentar-se e circular pelo seu ambiente de trabalho é outra opção dada por Eduardo, que acrescenta dicas como preferir escadas no lugar de elevadores e usar bicicleta como meio de transporte. Além disso, ele ressalta a importância de organizar o seu tempo em torno de suas metas, criando um hábito de realizar atividades físicas sempre em um determinado período.

 

Breno Deolindo

Share
Published by
Breno Deolindo

Recent Posts

MOV

38 minutos ago

Eco SP

38 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago