Categories: Treinamento

Mantenha seu condicionamento nas férias

 Durante o período de férias muitos corredores começam a pensar no que fazer para manter seu condicionamento. Uma prática muito utilizada pelos corredores é cross-training (treinamento cruzado), uma atividade que oferece novos estímulos ao corpo, em que o corredor escolhe um ou dois esportes para complementar seu treino de corrida.

Essa prática de aliar outros esportes ao principal esporte praticado geralmente é feita dentro do ciclo de treinamento durante o ano, mas, pode ser muito bem utilizada nas férias, com o intuito de não perder o condicionamento.

Uma das vantagens de intercalar outro esporte à corrida seria o fato de fazer um esporte de menor impacto, poupando o joelho, tornozelo e coluna vertebral, que foram bastante sobrecarregados ao longo do ano. Alguns dos esportes que poderiam ser incorporados à corrida são natação, caminhada, bike, tênis entre outros. Incorporar outros esportes ajudará prevenir algumas das principais lesões relacionadas à corrida, como tendinite, canelite, entre outras.

Ganhos com o cross-training:

– Aumenta o condicionamento físico global, porque ao misturar atividades o ganho não se limita a determinados grupos musculares.

– Reduz o risco de lesões, pois além de descansar do impacto repetitivo da corrida o corpo continua em atividade, com exercícios de força (a bike fortalece outros músculos da perna que podem proteger o joelho do atleta que corre).

– Melhora a agilidade, habilidade e o equilíbrio, pois ao mesclar as atividades, o atleta aprende diferentes técnicas, por exemplo, a mudança de direção numa partida de tênis, sincronizar braços e pernas na natação, etc.

Seja qual for à atividade escolhida para fazer cross-training, o atleta deve se lembrar do principio da especificidade, que diz que os efeitos da sobrecarga são específicos ao tipo de sobrecarga, ou seja, só melhora na corrida quem treina corrida, só pedala mais rápido quem treina ciclismo, e assim por diante.

Lembrando que para melhorar o condicionamento utilizando outra atividade, o atleta deve manter um volume mínimo de três vezes por semana para a atividade principal, a corrida, e uma ou duas vezes qualquer outro esporte de intensidade similar. Misturar tudo em proporções iguais não irá melhorar em nada seu condicionamento.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

12 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

12 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago