Categories: Treinamento

Na luta contra o AVC: preparação psicofísica

 Depois de estudar e conviver por tantos anos o funcionamento do corpo e mente, tem vezes que ainda me impressiono com algumas manifestações cruéis que sofremos no decorrer de nossas vidas. Infelizmente, não estamos naturalmente preparados para enfrentar certas situações de forma repentina.

Nesta edição desse meu espaço no ativo.Com, quero falar do AVC ou AVE. Duas alterações que significam, tecnicamente, a interrupção da irrigação sanguínea das estruturas do encéfalo. Isso ocorre quando o sangue que sustenta o cérebro com oxigênio e glicose deixa de atingir a região, ocasionando a perda da funcionalidade. O acidente vascular cerebral (AVC), ou acidente vascular encefálico (AVE) é caracterizado dos neurônios.

Com a experiência com atividade física, cuidando de atletas e executivos de todas as especialidades, estar frente-a-frente requer cuidados especiais. De que forma eu poderia ajudar, como preparador físico e psicólogo do esporte, uma pessoa que tenha adquirido AVC?

Existem muitas evidências que comprovam o exercício físico como sendo um regulador dos risco de doenças cardiovasculares. Entretanto, o efeito protetor do exercício físico no acidente vascular cerebral (AVC) é menos claro e os resultados são inconsistentes.

Benefícios

O efeito protetor da atividade física pode parcialmente mediar alguns sintomas cacacterísticos através de outros fatores de risco do AVC. A atividade física tem um efeito favorável na redução da pressão arterial, perfil lipídico, sensibilidade à insulina, peso corporal, coagulação sanguínea e fibrinólise .

Com o trabalho planejado de exercícios físicos, a partir da fase aguda, subaguda e crônica do AVC, é recomendável as atividades aeróbias, exercícios de força, alterações dos hábitos de vida ou outras estratégias.

Um outro aspecto importante do emprego da atividade física após o AVC é a melhora da qualidade de vida desses pacientes. O efeito do exercício na qualidade de vida é muito menos claro que seu efeito no treinamento físico. A avaliação dos benefícios de um programa de exercícios físicos para pessoas que tiveram AVC com tempo superior a seis meses mostrou que, além dos significantes benefícios nas limitações funcionais como resistência, equilíbrio e mobilidade, foi observada também uma melhora na qualidade de vida nos meses iniciais da reabilitação.

Em conclusão, os resultados dos diferentes estudos evidenciam que a atividade física é um importante fator para diminuição do risco do AVC. O efeito protetor da atividade física na incidência do AVC precisa de maior destaque na prevenção desse importante problema de saúde pública.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

12 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

12 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago