A natureza nos premia, a cada 24 horas, com o privilégio de mais um dia, que poderia ser celebrado como um renascimento constante. Além desse presente diário, temos no calendário das Festividades religiosas a Páscoa, cujo significado maior é o Renascimento.
Porém, esse sentido verdadeiro fica em último plano pela magia que os ovos de páscoa exercem no ser humano, de todas as idades. O sabor delicioso do chocolate atua de forma instantânea no organismo, proporcionando uma sensação de muito prazer, o que faz com que haja uma grande porcentagem de pessoas chocólatras, que não sobrevivem sem chocolate.
O segredo dessa metamorfose que altera o humor para melhor, deixa muitos de bem com a vida, faz o sorriso dos semblantes voltar é resultado da serotonina que o chocolate possui, também popularmente chamada de “droga do bem-estar”.
Nada contra a delícia dos chocolates, que como tudo na nossa vida, se forem consumidos de maneira correta , ou seja, sem exageros, fazem muito bem e estão dentro da cota dos alimentos prazerosos.
Porém, buscar a sensação de prazer de forma exagerada através do chocolate faz com que o efeito positivo seja superado por várias contra-indicações: excesso de calorias, que se transformam em excesso de peso e que, em alguns casos, camuflam uma “fuga” pessoal de não enfrentar a compulsão e/ou de não “encarar de frente” alguns problemas do cotidiano, que precisam ser resolvidos pela nossa energia interior.
E nesse ponto, o chocolate, por mais delicioso que seja, por mais serotonina que contenha não vai nos ajudar. O olhar corajoso para nós mesmos, aceitando as virtudes e as dificuldades e escolhendo atitudes saudáveis no plano físico, emocional e espitirual é uma forma de renascimento. Que tal, comemorar a próxima Páscoa, com essa nova postura!
Seu diálogo interno pode reclamar e dizer: e a sensação de prazer, causada pela serotonina do chocolate? Terei que abrir mão?
NÃO COM TODAS AS LETRAS! Você não precisará abrir mão da sensação maravilhosa de prazer que é associada à serotonina. Ela também pode ser gerada e sentida quando você faz atividade Física. De maneira muito mais saudável para o seu corpo, para a sua mente, você pode produzir essa sensação, com uma atitude de nutrição, que fará bem para o seu ser integral.
Além dessa sensação, a atividade física faz com que a auto-estima aumente, você vai praticar outro sentimento, que também produz serotonina em doses muito generosas: Amor. Você vai se amar mais e amar mais o outro.
E com esse sentimento você, com certeza, poderá saborear o seu ovo de páscoa, com o seu chocolate preferido, porque saberá, com certeza, comer sem culpa, por prazer, a porção mágica, na quantidade adequada para você.
Essas escolhas conscientes fazem parte do seu, do nosso renascimento diário, da nossa Páscoa, da nossa forma de praticar Terapia Esportiva.
Feliz Páscoa!
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…