Diferentes métodos de alongamento têm sido utilizados na prática de diversas atividades físicas durante sessões de aquecimento e durante programas que visam o desenvolvimento da flexibilidade. Dentre eles, o método estático e o dinâmico, que são os mais conhecidos e investigados na literatura atualmente.
Comparação
O alongamento também pode ser a fase mais ignorada pelas pessoas numa prática de atividade física. Estudos de comparação sobre os efeitos dos métodos dinâmico e estático de alongamento, bem como alguns autores, não observaram diferenças significativas entre os métodos.
Pesquisas respeitadas no ambiente da saúde, como o de Coach Boyle, fizeram com que os profissionais eliminassem os alongamentos estáticos das sessões de treinamento de seus clientes, e que essa prática fosse substituída justamente por um aquecimento dinâmico – também conhecido como alongamento dinâmico – que envolve a movimentação do corpo de forma gradual, aumentando sua amplitude e velocidade. Sua principal característica são os movimentos pendulares e repetitivos (daí o nome técnico, alongamento balístico).
Ação
Em particular, não vejo o alongamento estático como um método negativo, como diz Boyle. Porém, concordo que o aquecimento dinâmico é uma forma mais eficiente de preparar o corpo para as sessões de qualquer atividade física. O autor cita ainda que a prática previne lesões e dores, e que isso pode estar relacionado à limitação física do praticante, exatamente quanto à flexibilidade.
No caso de atividades físicas como corrida, ciclismo, natação e outras semelhantes, ou mesmo somadas a um só esporte, como no triathlon, a boa vantagem é que pode-se utilizar desse método para já automatizar o movimento do atleta (principalmente triatletas) para acionar as principais musculaturas que serão solicitadas durante o treino ou prova.
O fato é que podemos utilizar uma série de exercícios de alongamento para contribuir com o aquecimento do praticante, ou até mesmo após sua atividade principal, como mais uma forma de recuperação ativa.
BONS TREINOS!!!
Rafaela Porto
Educadora Física, formada em 2004; Pós graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde; Formada pela STOTT PILATES desde 2007 e com certificação internacional desde 2010; Atualmente é coordenadora técnica da Pilates StudioFit e ministra treinamentos e aulas de Pilates.
Confira artigos anteriores:
A força mediada pelo alongamento
Pilates para postura e equilíbrio
Pilates e Musculação
O Pilates para auxiliar as passadas na corrida
Pilates X Esporão
Pilates contra o envelhecimento
O Pilates na Pubalgia
O Pilates para facilitar o processo de ventilação interna
Os benefícios do Pilates durante a gestação
A dor lombar e os benefícios do Pilates.
Como o pilates beneficia o praticante de atividades aeróbicas.
Os benefícios são muitos, mas o Pilates emagrece?
O que é melhor? Pilates no Solo ou nos Equipamentos?
Para um corpo saudável, pilares ou musculação?
Pilates promete corpo saudável e sem fadiga no verão.
Corredores podem ter passadas mais eficazes com Pilates
Afinal, o que é Pilates?
Outras matérias relacionadas:
Dicas de exercícios de pilates para fazer em casa – parte II
Dicas de exercícios de pilates para fazer em casa
Os benefícios do Pilates para os homens
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…