Categories: Mais Esportes

Carlos Moyá é campeão do ATP Grand Champions Brasil

Em uma partida digna de final de qualquer torneio do ATP Tour, circuito profissional de tênis, o espanhol Carlos Moyá bateu o sueco Thomas Enqvist na decisão do ATP Grand Champions Brasil, etapa brasileira do ATP Champions Tour, circuito que reúne lendas do esporte mundial que já deixaram a carreira profissional. Em 1h20, o espanhol marcou 7/6 (0) 6/3 sobre o sueco e levou 400 pontos no ranking da competição.

Após oito partidas, em quatro dias, o torneio realizado na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo (SP), chegou ao fim na tarde deste domingo (29). Em um típico dia de outono na capital paulista, com sol, céu azul e temperatura em torno dos 15°C, o ex-número 1 do mundo quebrou a invencibilidade do sueco em quadras paulistanas para conquistar seu primeiro título do ATP Champions Tour.

A partida começou com o espanhol em vantagem, ao quebrar o saque de Enqvist logo no terceiro game. O escandinavo devolveu a quebra no sexto game, empatando o duelo em 3 a 3. A partir daí, os dois jogadores mantiveram os seus serviços, levando o set para ser decidido no tie-break, quando Moyá venceu com facilidade: 7/0.

A segunda parcial começou, mais uma vez, com o ex-número 1 do mundo abrindo 3 a 0, com uma quebra de vantagem. Assim como na primeira série, Enqvist se recuperou e igualou o duelo em 3 a 3. Moyá voltou a quebrar o serviço do sueco no oitavo game e definiu o título ao confirmar seu saque na sequência: 6/3.

Este foi o segundo torneio de Moyá no circuito. Depois de perder a final do evento de Bogotá (Colômbia), no fim de semana passado, para o atual líder do ATP Champions Tour, Mark Philippoussis, o espanhol, que deixou as competições profissionais em novembro de 2010, obteve sua primeira conquista em sua estreia no Brasil e elogiou muito toda a estrutura da Sociedade Harmonia de Tênis.

“Estou muito contente por ganhar meu primeiro torneio no ATP Champions Tour aqui em São Paulo, que eu não conhecia. Fiquei maravilhado com a cidade e com o público. Já joguei em muitos lugares em todo o mundo e este é um dos clubes mais bonitos em que estive”, afirmou o espanhol de 34 anos.

“A cabeça de um esportista está sempre focada na vitória, por isso, mesmo sendo um torneio mais relaxado e que te exige menos fisicamente, meu objetivo sempre foi ganhar. Fiz uma excelente semana e estou muito satisfeito com isso. Quero agradecer a todos que fizeram parte do evento e especialmente a Dácio Campos e Pedro Frazão (sócios da Premier Sports) e Fernando Von Oertzen (VP de Esportes Olímpicos da XYZ Live)pelo convite. Agora vou descansar porque joguei sete jogos em 12 dias (em Bogotá e em São Paulo), mas minha ideia é participar, no total, de cinco ou seis torneios do ATP Champions Tour”, revelou.

Então invicto no ATP Grand Champions Brasil, o sueco Thomas Enqvist, detentor de seis títulos no circuito de veteranos, teve mais uma bela performance em quadras paulistas e fez questão de dar as boas-vindas ao grupo de campeões do ATP Champions Tour ao espanhol.

Na disputa pelo terceiro lugar no ATP Grand Champions Brasil, Flávio Saretta e Yevgeny Kafelnikov reeditaram o único jogo que fizeram no ATP Tour, disputado na segunda rodada de Roland Garros, em 2003. Naquela oportunidade, o brasileiro venceu por 3 sets a 2, depois de mais de quatro horas de batalha.

Levando em conta o primeiro set, parecia que o resultado não iria se repetir. Depois de Saretta vencer o primeiro game no saque do russo, Kafelnikov quebrou todos os serviços do brasileiro e ganhou seis games seguidos, fechando a parcial em 6/1.

Saretta, porém, se recuperou no set seguinte. Sacando em 5/3, o paulista não desperdiçou a oportunidade e não teve dificuldades para empatar a partida. No super tie-break, Kafelnikov começou ganhando os dois primeiros pontos, mas Saretta reagiu e chegou a 10-6 no set decisivo, vencer a partida por 2 sets a 1.

Esta foi a primeira competição de Saretta desde 2008, quando encerrou sua carreira profissional. “Independente da posição, é muito especial estar neste torneio, jogando com esses caras. Eu já tinha jogado com alguns deles no profissional, como o Moyá e o Kafelnikov. Ficar perto deles e reviver o clima do circuito como era antigamente é especial. Além disso, ganhei de dois caras que dispensam comentários (Thomas Muster e Yevgeny Kafelnikov) e estive perto de jogar a final. Pena que no primeiro dia a vitória sobre o Enqvist escapou por pouco. Mas estou bem feliz. Se eu for convidado novamente, vou jogar, porque é uma delícia”, celebrou Saretta.

Confira o resultado final do ATP Grand Champions Brasil:

1º. Carlos Moyá (Espanha)
2º. Thomas Enqvist (Suécia)
3º. Flávio Saretta (Brasil)
4º. Yevgeny Kafelnikov (Rússia)

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

9 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

9 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago