Mais Esportes

De esportistas esporádicos a atletas

 Há pouco mais de um ano, Selmo Rosa e Carla Durante foram escolhidos entre centenas de candidatos para participarem da 2ª edição do projeto “O ativo.com vai patrocinar você”. O objetivo do ativo.com e de seus parceiros era incentivar a prática da corrida de forma correta e assídua, em pessoas que já tinham interesse por atividade física, o que não só foi alcançado como superou as expectativas de todos os envolvidos no projeto.

Selmo e Carla já podem se considerar atletas, como brincam entre eles. Das corridas de finais de semana, sem preparo ou orientação, passaram para a prática regular do esporte, e hoje participam de várias provas pensando em tempo e performance. Mas fazem questão de ressaltar que o ganho principal foi na qualidade de vida.

“Eu digo que neste um ano eu ganhei mais qualidade de vida do que nos meus últimos 10 anos de corridas”, diz Selmo Rosa, de 42 anos. “O projeto me trouxe uma melhor disciplina quanto ao meu treinamento, alimentação, academia. Tudo o que eu faço agora, faço com orientação de um treinador, nutricionista, para que eu possa adquirir uma melhor performance”, acrescenta.

E melhor ainda, o entusiasmo dos dois com o projeto levou muitos colegas de trabalho e amigos para a mesma descoberta do prazer da prática de um esporte. “É contagiante, por minha causa muita gente passou a se interessar por corrida ou pelo menos despertou para a importância de se buscar qualidade de vida com a prática de uma atividade física. Tenho amiga hoje que está correndo mais do que eu!”, diz Carla, que tem 40 anos. Selmo diz que virou referência para os colegas. Os dois distribuíam as barras de cereais que recebiam no trabalho e, a partir daí, muitos foram se interando do projeto e acompanhando o desenvolvimento dos dois.

Tanto Selmo como Carla dizem que a orientação de profissionais fez toda a diferença na forma não só como correm, mas, como encaram a prática do esporte atualmente. “Nem me imagino mais correr sem um treinador para me orientar”, diz Selmo. Carla concorda, “faz toda a diferença e o esquema de planilhas é perfeito”, diz. “Com o treinamento todo feito através de planilhas, associados com a alimentação e musculação, eu adquiri muito mais massa magra, e um melhor condicionamento físico, aumentando minha capacidade aeróbica e anaeróbica”, conta Selmo, que fez na última Maratona de Revezamento Pão de Açúcar os seus 21 km em surpreendentes 1h38min.

Antes do projeto este tempo seria impensável para Selmo, além de acrescentar que com certeza chegaria extremamente cansado. Carla também conta que hoje termina uma corrida de 10 km sem ficar cansada ou com bolhas nos pés, como acontecia anteriormente. Carla diz que depois de pedir, os treinadores da Limiar chegaram a incluir treinos durante a semana no Ibirapuera, e assim ela pode manter a freqüência.

“Para nós da Liminar foi uma experiência muito boa, pois eles estavam muito empenhados e envolvidos com o projeto e isso nos motivou. O desempenho dos dois na corrida teve uma evolução muito boa, já nos três primeiros meses foi possível ver essa melhora. Porém, o mais legal foi realmente ver o empenho deles, sempre participando de provas e envolvidos com o projeto”, diz Rodrigo Worms Taddei, diretor técnico da Limiar Assessoria Esportiva, um dos parceiros do projeto.

Responsável pelo planejamento nutricional dos dois, a RGNutri também diz que o interesse fez a diferença. “A iniciativa valeu a pena, a adesão foi ótima, eles se mostraram bastante interessados, com uma visão muito além de apenas praticar uma atividade física, e seguiram as orientações nutricionais para conseguirem melhorar a performance”, diz a nutricionista Andréa Andrade, da RGNutri.

Além da assessoria esportiva e nutricional, o patrocínio envolveu exames médicos especializados e assessórios para treinamento, com o apoio do SportsLab, Oregon Scientific, Nutry, Revista Running Br, Fast Runner e Asics, além da RG Nutri e Limiar Assessoria Esportiva.

“A corrida era uma coisa nova para mim Hoje eu treino pensando em um equilíbrio físico e emocional, não dá para pensar em parar, é um vício bom e um esporte que muita gente pode praticar, pois é fácil”, diz Carla, que durante o projeto passou por problemas pessoais e diz que usou, com sucesso, a corrida como forma de terapia.

“Digo que não consigo mais parar de correr, já faz parte da minha vida, cabe agora somente eu administrar bem para que possa correr cada vez mais”, diz entusiasmado Selmo, que agora começa a se interessar por outro esporte, o triathlon.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

12 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

12 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago