Categories: Mais Esportes

O que comer antes e depois da atividade física?

Como muito dos leitores do portal ativo sabem, venho escrevendo há algum tempo matérias na coluna de nutrição referentes a atividade física, e resolvi fazer uma enquete em minha página pessoal na qual pudesse saber dos nossos leitores qual a maior dúvida referente a alimentação ou suplementação na prática esportiva. O tema ganhador com quase 80% das indicações foi: “O que comer antes e depois da atividade física em geral?”.

Como a voz do povo é a voz de Deus, lá vamos nós tirarmos a dúvida dos nossos internautas!

A ingestão alimentar antes do exercício físico vai depender primordialmente do tempo que você terá até executar o mesmo. Para esclarecer essa dúvida que persiste entre muitos de nós, estipulamos 3 situações de pré-treino muito comuns para mostrar quais alimentos seriam os mais adequados para cada horário proposto.

2 horas antes da atividade: Recomendado a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico (lenta absorção), para poder dar suporte de energia durante a atividade. É importante também combinar uma proteína de preferência magra para que não ocorra de forma alguma degradação (quebra) da proteína muscular esquelética como fonte de energia.
Ex: Massa integral com um filé de frango grelhado.

1 hora antes da atividade: Ingerir Carboidratos de baixo a médio índice glicêmico juntamente de uma proteína. Ex: Batata doce com atum.

30 minutos antes da atividade: Carboidratos de alto (rápida absorção) a médio índice glicêmico, pois precisará o quanto antes de suporte energético na atividade, mas lembrando que o carboidrato de alto índice não associado a um de médio, pode ocasionar o rebote hipoglicêmico (explicado na matéria “carboidrato, mocinho ou vilão?”). Ex: Pão integral com peito de peru e queijo branco.

Já no pós-treino, devemos consumir alimentos imediatamente (até 30 minutos) após a atividade, abaixo segue uma breve explicação de quais alimentos são os mais recomendados.

Carboidrato de alto índice glicêmico (suco de melancia, abacaxi, melão) para interromper o catabolismo muscular e estimular a produção de insulina. Logo em seguida podemos combinar um carboidrato de médio a baixo índice glicêmico – Ex: Nhoque, Batata Inglesa. Juntamente de uma proteína magra Ex: Bife de alcatra.

Confira artigos anteriores:

 

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

9 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

9 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago