Categories: Mais Esportes

Recordes e índices no Troféu Brasil de Atletismo

O último dia do Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2008, neste domingo (29), no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo reuniu milhares de pessoas para assistir aos espetáculos de atletas como Fabiana Murer e Maurren Maggi, que venceram, respectivamente as disputas de salto com vara, com 4,80 m, e o salto em distância, com 6,99 m.

A marca de Fabiana Murer corresponde ao novo recorde sul-americano absoluto da prova (ela tinha 4,66 m ao ar livre e 4,70 m, em pista coberta). A marca também é o novo recorde do Troféu Brasil Caixa, já que o anterior, dela mesma, era 4,57 m, de 2006. Maurren, por sua vez, estabeleceu novo recorde do torneio – ela tinha o antigo, 6,86 m, de 2002. O salto de 4,80 m de Fabiana e o de 6,99 m de Maurren se constituem, nas duas provas, a segunda melhor marca de 2008.

Fabiana foi escolhida por uma comissão de técnicos, como a melhor atleta do torneio feminino do Troféu Brasil Caixa 2008. No masculino, o eleito foi Mahau Suguimati (PARANAVAÍ/ASSEM-PR), ganhador dos 400 m com barreiras com 49.15, índice A para os Jogos Olímpicos e seu recorde pessoal.

Fabiana e Maurren são duas das principais esperanças de pódio do atletismo brasileiro nos Jogos Olímpicos de Pequim (em agosto), assim como Jadel Gregório (PINHEIROS-SP), que venceu o salto triplo com 17,28 m, sua melhor marca na temperatura.

“Nunca gostei tanto de cair, como depois de superar os 4,80 m”, brincou Fabiana, em entrevista aos repórteres, logo após a vitória. Na mesma prova, ela já tinha superado a marca de 4,71 m, que já era um novo recorde. “Esta marca me coloca em um novo patamar, superior”, disse a saltadora campineira, que treina com Élson Miranda de Souza e está há 12 anos no atletismo. “Acho que agora posso dizer que, de fato, tenho chance de subir ao pódio em Pequim”, completou.

Maurren, por sua vez, ressaltou a importância de manter a regularidade: “Saltei várias vezes este ano acima dos 6,90 m e agora cheguei a 6,99 m. Se conseguiu manter este ritmo, poderei lutar por uma medalha olímpica em Pequim”, disse Maurren, que completou 32 anos no último dia 25 e que é treinada por Nélio Moura.

Durante os cinco dias do Troféu Brasil Caixa 2008, mais seis atletas confirmaram a qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim: Mahau Suguimati (400 m com barreiras), Evelyn dos Santos – SANTA MÔNICA (200 m); Maria Laura Almirão – BM&FBOVESPA (400 m); Lucimar Teodoro – REDE ATLETISMO (400 m com barreiras); Maíla Machado – BM&FBOVESPA (100 m com barreiras); Elisângela Adriano – BM&FBOVESPA (lançamento do disco).

Por equipes, o Toféu Brasil Caixa 2008 teve a vitória da BM&FBOVESPA, que somou 781,5 pontos (283 pontos no masculino e 498,5 no feminino). O vice-campeonato ficou com a REDE ATLETISMO, que fez 522,5 pontos (325 no masculino e 197,5 no feminino). Em 3º lugar ficou a ULBRA SUZANO com 187 pontos, em 4º SANTA MÔNICA com 124, e em 5º o PINHEIROS, com 101.

Sábado – Lucimara Teodoro (REDE ATLETISMO-SP) venceu a prova dos 400m com barreiras com o tempo de 56.18 confirmando o índice B para os Jogos. Na tarde de sábado, a atleta já havia alcançado o índice com 56.14. Como vencedora do Troféu Brasil a atleta tem prioridade na equipe que irá representar o Brasil em Pequim, caso nenhuma outra alcance o índice A até 20 de julho, data limite.

Marilson dos Santos (BM&FBOVESPA-SP) continua mostrando que é um dos nomes fortes do Brasil para os Jogos de Pequim ao garantir sua segunda medalha nesta edição do Troféu Brasil/CAIXA ao vencer os 5.000m com o tempo de 13:59.57. No primeiro dia da competição o atleta venceu os 10.000m com o tempo de 29:24.61.

“Para Pequim, a minha melhor chance de conseguir medalha ainda é na maratona e é para isso que estou treinando. Foi minha ultima competição no Brasil e agora é só pensar nisso”, ressaltou o atleta.

Nos 200m masculino, Sandro Viana (JPPF) confirmou a boa fase e venceu com o tempo de 20.68 a final da prova numa disputa acirrada com Bruno Lins e Vicente Lenilson (REDE ATLETISMO-SP), que terminaram e segundo e terceiro lugar, respectivamente. Na semifinal classificatória, o atleta havia vencido com o tempo de 10.94.

No feminino, a carioca Evelyn Carolina dos Santos (ASS. STA MONICA) fechou a prova dos 200m com o tempo de 23.11 garantindo o índice B para Pequim. Outras duas atletas também obtiveram o índice este ano: Vanda Ferreira Gomes (BM&FBOVESPA-SP) e Thaíssa Presti (REDE ATLETISMO-SP). Como vencedora do Troféu Brasil/CAIXA a atleta tem prioridade na equipe que irá representar o Brasil em Pequim, caso nenhuma outra alcance o índice A até 20 de julho, data limite.

A equipe da REDE ATLETISMO-SP venceu os 4x400m masculino. Os atletas Bruno Lins, Andre Melo, Anderson Santos e Diego Venâncio completaram a prova com o tempo de 3:05.28. No feminino, o ouro ficou com a equipe da BM&FBOVESPA-SP, conquistado pelas atletas Joelma Sousa, Perla dos Santos, Jailma de Lima e Maria Laura Almirão, com o tempo de 3:31.40.

Carlos Chinin (REDE ATLETISMO-SP) venceu o decatlo com 7.850 pontos e confirmou o índice B para Pequim. A prova terminou na noite deste sábado (28) e teve Ivan Scolfaro, também da REDE ATLETISMO, em segundo lugar, com 7.658 pontos, seguido de Luiz Alberto Araújo, da BM&FBOVESPA com 7.546 pontos. Os três têm índice B.

O público que compareceu no sábado (28) no Estádio Ícaro de Castro Melo esperou até o final da competição e vibrou com o atleta Jessé Farias de Lima (REDE ATLETISMO-SP).  Número 1 do ranking brasileiro no salto em altura, o pernambucano estabeleceu o novo recorde do Troféu, com 2,28m.

A marca anterior era 2,27m e pertencia a ele próprio e também a Fabrício Romero, de 15 de junho de 2003. A melhor marca de Jessé em 2008 é 2,30m (recorde brasileiro), obtida no GP CAIXA/SESI de Uberlândia, em 11 de maio.

Confira algumas imagens do Troféu Brasil de Atletismo 2008 (fotos: ricardo zinner)

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

11 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

11 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago