Mulher

5k é a distância ideal para mulheres, diz campeã

A norte-americana Lauren Fleshman acredita que uma prova de 5k seja a ideal para mulheres corredoras – não apenas as que estão começando a treinar para a corrida de rua. E a ex-atleta fala isso não apenas por seu sucesso – foi campeã de seu país dos 5.000m em pista em 2006 e 2010 – mas pelas características do treinamento para provas desta distância e seus benefícios, em comparação aos eventos de 10K, 21K, de maratona ou ainda das ultramaratonas.

Depois de deixar o esporte profissional, Lauren Fleshman criou um site em que atua como consultora de corredores amadores. Ao portal espanhol Runners, elencou alguns dos motivos que a fazem escolher uma prova de 5k como a mais indicada para as mulheres.

Treinamento
Segundo a norte-americana, o treinamento para uma prova de 5k é mais efetivo para controlar o peso e melhorar a condição física do que o para provas mais longas, já que trabalha uma combinação de força, velocidade, potência e resistência.

Menos viagens
As provas de 5K são mais frequentes. Logo, não é preciso viajar tanto para poder participar de corridas mais longas, como no caso das maratonas.

Menos fisioterapia
Fazer provas com distâncias menores não é garantia de ficar livre de lesões, mas com certeza a sobrecarga muscular será menor do que na preparação para maratonas. “Com menos quilometragem e treinos com mais variedade de velocidades, é mais provável que se permaneça saudável e sem lesões”, disse a norte-americana.

 

 

Mais tempo livre
Os treinos são menores e isso significa mais tempo livre para relaxar e passar tempo com amigos e família. Nada de longões de várias horas nos fins de semana.

Mais barato
As provas menores são mais baratas e nelas o corredor geralmente tem acesso ao mesmo serviço de infraestrutura do que os atletas que fazem mais quilômetros.

Motivação
Segundo Fleshman, a satisfação de quem disputa uma maratona só pode ser sentida na parte final da prova pela expectativa de poder completar a distância. Nos 5K, a motivação está presente desde o início, já que concluir a prova é quase garantido, e isso “adiciona profundidade e riqueza completamente novas à corrida, independentemente da sua velocidade”.

Se algo der errado, há outra chance
Não completar uma maratona por um problema de última hora pode acabar jogando fora diversas semanas de treinamento e te fazer esperar um longo período até ter outra oportunidade. Mas há uma prova com 5K de distância quase todas as semanas.

Estética
A atleta também leva em conta o estilo para escolher correr provas de 5K. Como a distância é muito menor, não é preciso levar cintos de hidratação, garrafas, géis, barrinhas e usar shorts com 30 bolsos.

Matéria originalmente publicada no site Activo Uruguay.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago