Categories: Notícias

Ana Marcela é a campeã mundial de Maratonas Aquáticas

A nadadora Ana Marcela Cunha conquistou o título de campeã da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 2010, durante a  etapa no Emirado de Al Fujairah, numa das provas mais duras do Circuito.

O calor foi o maior adversário de todos, com a prova sendo disputada em águas beirando os 30 graus. Segundo o técnico Márcio Latuf, Ana usou a estratégia de se manter no pelotão para não se desgastar. Ela terminou em terceiro lugar na batida de mão com a francesa Aurelie Muller, que ficou com a segunda posição. A suíça Swamn Oberson ganhou a prova de Fujairah. A alemã Angela Maurer, a única que poderia ameçar o título de Marcela, terminou em quarto lugar.

Este é o terceiro ano consecutivo em que o Brasil aparece entre os melhores das maratonas aquáticas na Copa do Mundo da Federação Internacional de Natação. Em 2009, Poliana Okimoto foi a vencedora após uma jornada de nove vitórias em 11 etapas. Ana foi terceira colocada geral do Circuito de 2008, ano em que foi a quinta dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Em 2009, mesmo não competindo nas duas últimas etapas, ela obteve pontuação suficiente para outra vez ser a terceira geral, mas o regulamento da competição obriga o atleta a participar da última etapa para ser classificado no ranking final.

O vice-líder o ranking masculino Fran Crippen faleceu no evento, ele ficou desaparecido após a prova e foi encontrado por mergulhadores, e chegou ao hospital já sem vida. Vários atletas foram parar no hospital com desidratação.

“Consegui terminar, mas só sentia muita câimbra, muita dor. Foi horrível. Muita gente passou mal, mas graças a Deus já estou bem e até já falei com minha mãe em Salvador para tranqüilizá-la”, disse Allan, direto do hospital onde estavam também as duas atletas americanas.

O pódio masculino foi formado pelo alemão Thomaz Lurz, campeão da Copa de 2009, seguido pelo russo Euvgeny Dratsev e pelo belga Braian Rychman. Allan do Carmo terminou o percurso, mas por ter passado mal durante a prova ficou na 40° lugar. Victor Simões, que também competiu, ficou em 33° lugar.

Após o acontecido ao atleta Fran Crippen, a Federação Internacional se pronunciou e informou do cancelamento da última etapa do Grand Prix de Maratonas Aquáticas que aconteceria também em Fujairah. Ao contrário da Copa do Mundo, que é realizada exclusivamente na distância olímpica – 10 quilômetros – o Grand Prix pode ser realizado com diferentes quilometragens em cada etapa. O Brasil não envia participantes para etapas deste Circuito.

 

 

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

10 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

10 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago