O terceiro dia de Troféu Maria Lenk garantiu mais seis atletas no Campeonato Mundial de Natação, que acontece em Barcelona, entre os dias 19 de julho e 4 de agosto. Bicampeão mundial nos 50 m livre, Cesar Cielo fez o segundo melhor tempo do mundo no ano, fechando a prova aos 21s57 na final. Apenas o francês Florent Manadou, com 21ss55, possui marca melhor que o brasileiro.
Cielo, que operou os dois joelhos em outubro do ano passado devido a uma inflamação atrás do tendão patelar, se mostrou contente com a classificação.
“O tempo foi bom. Até porque a temperatura está agradável, não está frio. Os meus maiores adversários eram os meus joelhos. Eu não sabia como iam reagir. Uma coisa que me ajudou muito foi ver a recuperação do Nadal (tenista Rafael Nadal) que passou por cirurgias semelhantes e vendo filmes antigos do Ronaldo Fenômeno, que se recuperou de coisas até piores e se tornou o artilheiro da Copa”, contou o atleta em entrevista à CBDA.
Além de Cielo, Marcelo Chierighini, com 21s88, também conseguiu a classificação nos 50 m livre. A disputa da categoria foi acirrada. Logo nas eliminatórias, cinco atletas conseguiram índice para o Mundial: Cesar Cielo (21s58), Bruno Fratus (21s98), Alan Vitória (22s21), Marcelo Chierighini e Nicholas Santos (ambos com 22s33). Na final, Fratus, que tinha o segundo melhor tempo, conseguiu baixar ainda mais seu índice, fazendo 21s92, mas foi ultrapassado por Chiereghini.
Nos 400 m medley, Thiago Pereira confirmou sua participação no Mundial. Com folga, o nadador cravou 4m15s87, chegando seis segundos a frente de seus adversários, que não conseguiram índice. Durante as Olimpíadas, Thiago ganhou uma prata olímpica na prova. Seu tempo na competição foi de 4min08s86.
Competição feminina
Na disputa feminina dos 50 m livre, Graciele Hermann (25s10) e Alessandra Marchioro (25s17) carimbaram o passaporte para o Mundial na final. Durante as eliminatórias pela manhã, Graciele já havia obtido o índice, com 25s32.
Já Joanna Maranhão obteve sua classificação nos 400 m medley com o tempo da eliminatória: 4m43s70. Na final, Joanna fez um tempo maior, finalizando a prova com 4m44s96.
Outros classificados
Nicolas Oliveira e Etiene Medeiros conseguiram vaga no Mundial de Barcelona no segundo dia de competições do Maria Lenk. Oliveira venceu os 200 m livre com 1m48s10 e Etiene conseguiu o índice fechando os 100 m livre com 1min01s00.
O Troféu Maria Lenk será disputado até o dia 27 de abril e está sendo usado pelos atletas brasileiros como seletiva para o Mundial.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…