Categories: Notícias

Poliana quebra jejum de medalhas em Roma

A nadadora Poliana Okimoto, colunista do ativo.com, quebrou na manhã desta terça-feira um jejum de 15 anos do Brasil, ao conquistar na praia de Ostia, na Itália, a medalha de bronze na prova de 5 quilômetros de maratonas aquáticas no Mundial de Roma.

Competindo com as melhores nadadoras do mundo, ela arrancou do quinto para o terceiro lugar na reta final, levantando as arquibancadas. Poliana nadou em 56m59s3.

O pódio de Poliana quebra um jejum de 15 anos sem medalhas do Brasil no Mundial dos Esportes Aquáticos da FINA. Na competição de Roma 94, o país ganhou duas medalhas de bronze com Gustavo Borges, nos 100m livre, e o revezamento 4x100m livre com Fernando Scherer, Teófilo Ferreira, Gustavo e André Teixeira.

Poliana também é a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha no Mundial dos Esportes Aquáticos. Em 2006, ela também foi a primeira, entre homens e mulheres, a ganhar medalha no mundial específico de maratonas. Ela foi vice-campeã nos 5 e 10 km.

No último Mundial dos Esportes Aquáticos – Melbourne 2007 – ela já anunciava que daria trabalho em Roma, ao terminar como a atleta mais bem colocada das Américas, em sexto lugar. Poliana também tem outro currículo histórico. Sua medalha de prata foi o primeiro pódio para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

“É uma honra pra mim quebrar esse jejum de 15 anos sem medalhas pra toda a natação. Só nos últimos 200 metros que consegui ficar na briga pela medalha de bronze. Aí pensei que o Brasil é mais garra, é mais força e é assim que a gente tem que ser na prova”. disse.

A australiana Melissa Gorman liderou a disputa de ponta a ponta, mas o final foi dramático, numa luta com a russa campeã olímpica, Larissa Ilchenko. Melissa bateu na faixa de chegada após 56m55s8 e Larissa, em 56m56s3.

Poliana também enfrentou uma batalha. Depois de ultrapassar a russa Ekatarina Seliverstova, ela mediu braçadas com a espanhola Yurema Requena. Na última bóia, as duas estavam tão juntas que até na transmissão da prova foi difícil visualizar quem estava em vantagem. Mas a brasileira, com a sua famosa arrancada final, não deixou a medalha escapar. Yurema foi a quarta, com 57m00s8.

 

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

10 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

10 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago