Troféu Maria Lenk de Natação começa nesta terça

Atualizado em 18 de abril de 2016
Mais em Notícias

A partir das 18 horas desta terça-feira começa o 48º Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Maria Lenk de Natação, que vai até a manhã de domingo (11/5). Com 47 clubes e 434 atletas inscritos, a competição é a última seletiva do Brasil para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, e será realizado no mesmo cenário onde os nadadores brasileiros conquistaram 27 medalhas e bateram 12 recordes pan-americanos no Pan Rio 2007, o Parque Aquático Maria Lenk.

Após oito seletivas, onze já chegaram aos índices A da Federação Internacional de Natação – FINA, que permitem ao país inscrever até dois atletas por prova. Vários atletas estão próximos de carimbar seus passaportes. Entre as mulheres, Joanna Maranhão, do Nikita-Sesi/PE, especialista em medley, em março fez tempo melhor que o índice dos 200m borboleta, no entanto, foi em uma competição nos Estados Unidos, não válida para obtenção de índice para os atletas brasileiros. No Sul-Americano Absoluto, em março deste ano, em São Paulo, Gabriela Silva, do Pinheiros, foi a primeira nadadora sul-americana a baixar de um minuto nos 100m borboleta, 59s79, e se aproximou bastante do índice da prova, 59s35.

Se sair vitorioso da edição de 2008 do Campeonato Brasileiro Absoluto, o Esporte Clube Pinheiros, que venceu seguidamente de 2003 a 2007, se tornará hexacampeão. O maior ganhador de títulos da história da competição é o Flamengo, com 12 conquistas, seguido por Pinheiros, com 10; e Minas Tênis Clube, com 7 títulos. O Troféu Maria Lenk definirá também quem vai integrar o time do 2º Mundial Júnior de Natação, em julho, em Monterrey, no México.

Os atletas já com índices para os Jogos Olímpicos de Pequim são César Cielo Filho, Fabíola Molina, Flávia Delaroli, Gabriel Mangabeira, Guilherme Guido, Henrique Barbosa, Kaio Márcio de Almeida, Lucas Salatta, Nicholas Santos, Rodrigo Castro e Thiago Pereira.