Categories: Notícias

Troféu Maria Lenk tem suas primeiras finais

César Cielo cravou 21s33 nos 50m livre. Este tempo é o quinto melhor da história da prova e o segundo melhor de sua vida, que só perde para o do ouro olímpico, 21s30. Nas semifinais dos Jogos de Pequim ele fez 21s34. Desta forma, o brasileiro tem agora a quarta, a quinta e a sexta marca de todos os tempos. (ver lista abaixo).

“Hoje a questão não é mais quem consegue o índice, mas quem conquista a vaga. Tivemos uma final com cinco nadadores com tempos abaixo do índice dos 50m. Já dá para ver um futuro com apenas uma ou duas seletivas brasileiras para as principais competições. Meu tempo hoje surpreendeu. Gostei bastante. É como disse, não acho o recorde mundial (20s94) tão assustador assim. Mas gosto de cumprir uma etapa de cada vez” disse Cielo.

Com 2m08s44, Henrique Barbosa conseguiu melhorar o tempo que fizera nas eliminatórias dos 200m peito, 2m08s65, e ficou a 93 centésimos do recorde mundial, 2m07s51, que pertence ao japonês Kosuke Kitajima. O nadador japonês não competirá no Mundial de Roma e, com seus últimos resultados, Henrique se credencia para disputar o pódio.

“O tempo foi sensacional. Hoje entrei na prova mais consciente, mais tranquilo. Ontem entrei estressado por causa da estória com o maiô, que rasgou pouco antes da prova, mas consegui usar este fato negativo para vencer. Treinei muito e espero que consiga nadar tão bem ou melhor no Mundial. Temos que esperar a seletiva americana, mas a maioria das seletivas pelo mundo já aconteceram. Seria legal competir com o Kitajima e, de preferência, vence-lo. Vamos pra cima agora!”,  disse Henrique, que detém a melhor marca de 2009 e a terceira da história. Henrique Barbosa está treinando na França, na piscina do clube Lagardere e continuará na Europa até o Mundial de Roma.

O estilo peito também foi alvo das atenções entre as mulheres. Carolina Mussi, do Pinheiros, venceu os 200m peito com 2m27s42, bateu o recorde sul-americano e conseguiu vaga no Mundial de Roma.

Com exceção dos 50m livre feminino, caíram recordes de todas as provas disputadas nesta primeira etapa de competição. Já são cinco recordes sul-americanos e um brasileiro. Nos 1500m livre masculino. Luiz Arapiraca fez 15m15s94, e bateu o recorde brasileiro de 15m17s55, de Luiz Lima, que durava desde janeiro de 1998.

A chilena Kristel Kobrich, que nada pelo Corinthinas-São Bernanrdo, estabeleceu nos 800m livre tempo melhor que o recorde brasileiro de Poliana Okimoto. Ela fez 8m31s22. A marca é válida apenas como recorde de campeonato, mas seu clube recebe o bônus extra de nova marca nacional.

Na disputa de clubes, o Pinheiros deu o primeiro passo rumo ao heptacampeonato. O clube de São Paulo somou 620 pontos e disparou na liderança. A Unisanta vem em segundo, com 233, seguida pelo Minas Tênis Clube, com 199 pontos.

 

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

11 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

11 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago