Categories: Notícias

Uma campeã fala sobre a modalidade Maratona Aquática

Olá pessoal do ativo.com! Primeiro gostaria de agradecer o espaço cedido por este excelente site, que ajuda a divulgar o esporte brasileiro, que com seriedade e profissionalismo propaga as notícias de variados esportes, inclusive a maratona aquática, esporte pelo qual fui convidada a escrever e passar um pouco da minha experiência. Espero que com isso consiga divulgar cada vez mais as Maratonas Aquáticas e estimular ainda mais jovens, adultos e idosos à prática esportiva.

Maratona Aquática, um esporte antigo, mais velho até que a própria natação, já que antes de haver piscina, as provas de natação eram realizadas em mares, rios e lagos. Porém, apenas recentemente foi introduzido nos Jogos Olímpicos.  Sua primeira edição foi em Beijing, onde a prova oficial foi a de 10 km.

Hoje temos dois circuitos de âmbito mundial, que são o Grand Prix, e World Cup. No Grand Prix,são realizadas provas maiores de 10 km, tendo uma etapa com a extensão de 57 km. As etapas da World Cup são apenas provas de 10 km.

Além dos circuitos, temos todo ano um Campeonato Mundial, que tem três provas oficiais ( 5 km, 10km e 25km). No Brasil além dos circuitos estaduais e metropolitanos, temos o circuito brasileiro, que contém quatro etapas de 10 km, e duas etapas de 5 km.

A Maratona Aquática, é muito diferente da natação em piscina, além de ser uma prova muito mais longa e cansativa, ela é realizada em águas abertas, onde não se tem marcações de raia, portanto, pancadas, socos e pontapés são freqüentes nesta modalidade. 

Outro fator muito importante são as condições climáticas, a temperatura da água, o vento, correnteza e a tábua das marés. Existem atletas com diferentes características, uns gostam de água mais quente, outros de temperaturas baixas de água, uns melhoram num mar agitado, e outros sentem dificuldades de nadar contra as marolas. Por isso esses fatores climáticos podem decidir uma prova.

Uma vantagem da maratona aquática é que você pode estar sempre em contato com a natureza, e não se surpreenda se encontrar pela frente peixes, arraias, água vivas e até pingüins (como foi o meu caso em um Mundial na Austrália).

A maratona aquática é um esporte eclético, que acolhe qualquer pessoa que queria se aventurar pelos mares. Não há restrições de idade, ou classe social, já que as inscrições algumas vezes são até de graça.  E o mais interessante é que qualquer um (claro que todos devem manter seus treinos, não se pode fazer uma inscrição sem saber nadar) pode nadar os campeonatos, ou seja, caso você queira competir comigo, é só ir e se inscrever, que nadaremos lado a lado.

Isso é um detalhe que não acontece na natação em piscina, onde é estipulado um índice para participação nas competições. Então se você quiser ver seu ídolo, você pode assisti-lo da arquibancada, mas não poderá nadar com ele.

Sou meio suspeita para falar, mas este esporte é fascinante e apaixonante. No cenário profissional, cada prova é diferente da outra, você nunca se sente enfadada, quer sempre melhorar suas performances. Claro que é um esporte muito cansativo, que exige 100% de você todos os dias, com treinos enormes e exaustivos, em que o psicológico influencia muito.

Caso você queria iniciar no esporte, já sabe nadar, mas tem medo: procure uma prova com organizadores renomados, que levem a sério nosso esporte; pois assim você terá todo aparato de segurança que precisar para fazer uma prova tranqüila.

Inicie pelas provas mais curtas. As provas de maratona aquática estão se difundindo muito no cenário nacional. Existem muitas de provas em todo o Brasil, competições oficiais e não-oficiais, com metragens de 1 km para os iniciantes, mas não se esqueça do mais importante: a DIVERSÃO.
 

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

11 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

11 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago