Novos dispositivos permitem nadar sem sair do lugar

Atualizado em 18 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Se a falta de espaço era um entrave para treinos mais longos e intensos de natação não há mais desculpa. Recentemente, chegaram ao Brasil equipamentos e acessórios que proporcionam a sensação de nadar sem sair do lugar, transformando a piscina em uma verdadeira "esteira aquática".

Uma das opções utiliza uma potente bomba geradora de correnteza que simula correntes naturais. Enquanto o equipamento joga água contra o nadador, canais nas laterais, ou atrás da piscina, devolvem o fluxo para a bomba.

Por meio desse dispositivo, o nadador pode desenvolver força e resistência em espaços menores. A força da correnteza dependerá da potência da bomba. Quanto maior ela for, mais trabalho o nadador terá.

Os preços são um pouco salgados e podem ir de R$ 3 mil (só a bomba) até R$ 195 mil (modelo importado que combina bomba e piscina). Há também opções de piscinas montáveis que cabem até mesmo dentro de um apartamento. Entretanto, a estrutura do imóvel precisa aguentar o peso de pelo menos uma tonelada.

A empresa Latina Comex, que fica em São Paulo, importa o equipamento, que pode ser encontrado nos Estados Unidos com o nome de Endless Pool (algo parecido com piscina sem fim, na tradução). A menor dimensão disponível é 2,13 de largura por 4,26 m de comprimento.

De origem francesa e fabricação nacional (Rio de Janeiro), a empresa Albacete fabrica um kit que vem com bomba, oxigenador para formação de bolhas e um painel digital para controle do tempo de uso da bomba. Em Curitiba, a empresa Desjoyaux Piscinas importa o dispositivo da França.

E para aqueles que não têm a disponibilidade de utilizar as bombas geradoras de correnteza no conforto do lar, podem optar por uma experiência parecida na academia. Muitas oferecem ao nadador um treino com extensores presos a ganchos na borda da piscina e ligados ao aluno, acessórios mais simples que também trabalham a resistência e força.