Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Pernas, pra que te quero

Para obter boa performance na natação e gastar menos energia do que o necessário, é preciso alinhar a postura, ter técnica de braçada e manter a respiração correta. Mas qual a função das pernas e dos pés na água? Eles servem apenas para ajudar os braços a impulsionar o corpo para frente? A função das pernadas na natação é ligada tanto à estabilidade do corpo quanto à propulsão. Se compararmos o movimento das pernas ao dos braços, os membros inferiores afetam menos a velocidade do nadador, mas sem um movimento eficiente delas, não é possível realizar boa técnica, influenciando sim na rapidez do nadador.

Além de darem equilíbrio e auxiliarem na flutuação, os membros inferiores facilitam a rotação do tronco e economizam energia, quando utilizados de forma correta. Ao encontrar o tempo adequado de cada pernada, a perna e o quadril sobem, melhorando a postura. Por esta razão, é fundamental melhorar a qualidade da pernada para garantir um bom desempenho na natação.

leia-mais-cinza
icon texto_menor TÉCNICAS DE NATAÇÃO: AJUSTE A POSTURA
icon texto_menor TÉCNICA DE NATAÇÃO: REDUZA O ATRITO
icon texto_menor 5 DICAS PARA RESPIRAÇÃO CORRETA NA NATAÇÃO

Para ter a pernada perfeita, a batida de pernas deve ser alternada e em um ritmo ideal e os joelhos devem ficar dentro d’água para ajudar na estabilização do corpo. Os chutes devem ser executados com a perna semiestendida a partir do quadril, uma vez que a flexão exagerada do joelho promove o afundamento da coxa, aumentando o arrasto. O treinamento isolado para as pernas, usando pranchas e nadadeiras, é essencial para obter técnica e força, mas educativos que trabalham a coordenação motora entre os braços e as pernas também ajudam. Por exemplo: a cada duas braçadas, bata seis vezes a perna.

(Fonte: treinador Daniel Costa, da assessoria esportiva Trilopez-SP,  Chicão, atleta mais rápido da elite masculina na prova de natação do Ironman Floripa 2014 e triatleta da Aqua Sphere e a triatleta Ana Lídia Borba, também da Aqua Sphere)

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!