Foto: DivulgaçãoFoto: Foto: Divulgação

A importância da alimentação e dos suplementos nutricionais

Atualizado em 27 de julho de 2016
Mais em Nutrição

 Olá amigos! O rendimento de um atleta é determinado por diversos fatores. Aspectos psicológicos, técnicos, táticos, fisiológicos… e dentre eles, os nutricionais. Apesar da grande quantidade de informações veiculadas na grande mídia, muitos atletas e praticantes de atividades físicas ignoram a real importância que a nutrição e a suplementação esportiva exercem no rendimento de um atleta.

Nutrição é normalmente definida como a soma total de processos envolvendo a ingestão, digestão, absorção e metabolismo de alimentos, do ponto de vista fisiológico e bioquímico, mas, também pode ser interpretada por fatores psicológicos, sociológicos e econômicos.

Os atletas que consomem calorias suficientes para suprir suas necessidades e que seguem as doses diárias recomendadas de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais) essenciais desfrutam de um bom estado nutricional. Quando as quantidades recomendadas desses nutrientes não são obtidas apenas pela ingestão diária normal de alimentos a suplementação desses nutrientes se faz necessária.

As quantidades e tipos de suplementos indicados para cada atleta são estabelecidos conforme o tipo de modalidade praticada, estratégias de treinamento, objetivos específicos e/ou deficiência de algum tipo de nutriente. Por exemplo, quando o objetivo principal é o aumento da massa muscular, recomenda-se maior ingestão de proteínas para maximizar a síntese de proteína muscular. Além disso, são poucos os suplementos que são recomendados especificamente para homens e mulheres. Mulheres em período gestacional necessitam de maior consumo de ácido fólico e, por isso, alguns médicos recomendam a suplementação nesse caso específico, caso contrario, não há distinção entre homens e mulheres.

Abaixo segue um resumo da importância da suplementação de carboidratos e proteínas.

PROTEÍNAS:

A utilização de suplementos com proteínas tem aumentado entre os atletas e esportistas, tendo como objetivo aumentar a oferta de proteínas para o nosso organismo através do fornecimento de proteínas de algo valor biológico.

CARBOIDRATOS:

Como a hipoglicemia (diminuição da glicose sanguínea) ou a depleção de glicogênio muscular estão associadas a pratica de atividade física, a suplementação de carboidratos antes e/ou durante os exercícios retarda esses processos e melhora o desempenho.  Após o termino do exercício a suplementação de carboidratos ajuda a restaurar as concentrações de glicose sangüínea, além de auxiliar na produção de glicogênio (estoque de carboidrato presentes no fígado e no músculo).

Edivando de Souza Cruz (Equipe Astro/Manitou/Vzan/Maxxis/Integralmédica – Apoios: SDG/Amigosdabike.com.br/Crank Brothers/Fisk de Ilhabela e LOA academia), que assina esta coluna, é paulista de Ilhabela, onde reside, e pratica mountain bike desde 1993. Participou da Olimpíada de Atenas, conquistou medalha de prata nos jogos Pan-Americanos de San Domingos, em 2003; cinco vezes campeão brasileiro de MTB; campeão brasileiro de Cross Country e Maratona e campeão Pan-americano de Cross Country. Em 2006 foi o melhor brasileiro no ranking internacional e medalha da prata nos Jogos Sulamericanos realizado na Argentina.

Esta materia teve a colaboração de Daniela Martoni, do departamento de nutrição da Integralmédica, e Helio Souza, formado em Esporte na Usp e mestrando pelo Instituto de Ciências Biomédicas também na USP.