Nutrição

Barrinha de pistache e beterraba

Só quem treina longas distâncias sabe como é valioso ter um bom lanche para repor as energias durante e após a atividade física. Saber preparar alguns lanches saudáveis para levar na bike facilita a vida do ciclista, do corredor, de qualquer atleta -, que tem à mão de forma prática alimentos nutritivos para abastecer o corpo enquanto pedala ou mesmo para o pós-treino.

Algumas das opções mais comuns que vemos por aí são frutas, barras de proteína, pão com pasta de amendoim, mix de castanhas e frutas secas, que dá para separar em pequenos sacos plásticos para consumir durante o pedal, entre outras boas ideias.

Dois alimentos que também são boas pedidas para abastecer o corpo durante ou após praticar esportes são a beterraba e o pistache. Não é novidade que a beterraba tem nutrientes poderosos para a saúde em geral, especialmente para os praticantes de esportes de endurance (leia aqui:  Benefícios da beterraba para ciclistas),  – mas não se fala muito sobre o pistache. Dentre as oleaginosas, ele é um dos mais caros por aqui, talvez por isso não seja tão popular. Mas é uma delícia, versátil em receitas doces e salgadas e tem “superpoderes” tanto quanto qualquer outra castanha.

Pistache para atletas

Rico em gordura insaturada e antioxidantes, o pistache faz bem para o coração. Além disso, cientistas acreditam que ele pode ajudar no tratamento de alguns tipos de câncer. É rico em proteínas e contém luteína (substância encontrada nas verduras verde-escuras) e outros elementos antioxidantes como o betacaroteno (responsável pela formação de vitamina A) e gama tocoferol (fonte de vitamina E). Pesquisas mostram que o perfil de nutrientes do pistache, incluindo proteínas, gorduras saudáveis e fibras, ajuda a diminuir a resposta da glicose em refeições de alto índice glicêmico. Essa composição de nutrientes também aumenta a saciedade, já que os nutrientes acabam sendo absorvidos de forma mais lenta.

 

 

Como comprar?

Quando for comprar, prefira os pistaches com casca, sem sinais de mofo, umidade ou com danos causados por insetos. Assim, é menor o risco de adquirir um pistache contaminado por aflatoxinas – substâncias produzidas por fungos, que contaminam os alimentos sem modificar seu sabor, e se consumidas constantemente em longo prazo podem aumentar o risco de câncer hepático.

Confira a seguir uma receita fácil e prática de barrinhas de pistache e beterraba para levar no pedal.

Barrinha de pistache e beterraba

(Receita do livro:  Rocket Fuel: Power-Packed Food for Sports and Adventure, Matt Kadey, RD) 

Rende cerca de 10 quadradinhos. Depois de prontas, guarde na geladeira. O ideal é comer em até 7 dias. A beterraba, rica em nitrato, e o pistache, rico em gorduras boas, ajudam na recuperação muscular pós-pedal e ajudam na nutrição do esportista.

Ingredientes:

  • 4 beterrabas médias, descascadas e picadas
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • ½ copo de leite desnatado ou leite vegetal (se você for vegetariano)
  • ½ copo de açúcar mascavo
  • ⅓ copo de óleo de coco derretido
  • Raspas de 1 limão
  • 2 ovos grandes (de preferência, caipira)
  • 1 copo de farinha de arroz integral
  • ¼ copo de farinha de coco
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela
  • ½ colher de chá de sal
  • ½ colher de nibs (semente triturada) de cacau (opcional) ou pedaços de chocolate amargo
  • ½ copo de pistache sem casca e sem sal

Modo de fazer:

Creme de beterraba: Aqueça o forno por 30 minutos, temperatura alta. Coloque as beterrabas uma ao lado da outra, adicione o azeite e leve ao forno por 35 minutos. Depois de assadas, retire do forno. No liquidificador (ou processador), adicione as beterrabas, leite, açúcar, óleo de coco e raspas de limão, e bata até ficar homogêneo. Adicione os ovos e reserve.

Massa: Misture a farinha de arroz, a farinha de coco, o fermento, a canela e o sal em um recipiente e vá adicionando a mistura com a beterraba delicadamente até incorporar à massa. Adicione os nibs ou pedaços de chocolate. Unte uma forma quadrada com manteiga e coloque a massa pronta, espalhe para que ela cubra a forma e fique com cerca de 2 a 3 cm de espessura. Corte em quadrados (do tamanho que preferir) e coloque em fogo médio no forno, por 30 minutos. Deixe esfriar e retire da forma. Guarde as barrinhas na geladeira e consuma em até 7 dias.

Fonte: Patricia Bertolucci e Fabiana Honda da PB Consultoria em Nutrição

camilabrogliato

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago