Categories: Nutrição

Carboidrato à noite ajuda na dieta

Carboidrato amigo da dieta e ajudando a emagrecer. Parece brincadeira, mas não é. Um dos maiores mitos da alimentação – o de que o carboidrato à noite engorda – foi derrubado por uma pesquisa da Universidade Hebraica de Jerusalém.

O estudo surgiu a partir de duas dietas experimentais de 1500 calorias destinadas a 78 policiais israelenses acima do peso. Os voluntários foram divididos em dois grupos: os que consumiam carboidrato durante todo o dia e aqueles que focavam a ingestão à noite. O período de acompanhamento durou seis meses.

Os pesquisadores observaram os efeitos da dieta sobre três hormônios: a leptina, que é responsável pela sensação de saciedade e apresenta níveis baixos durante o dia; a grelina, conhecido como o hormônio da fome, cujo ápice no sangue é encontrado durante o dia; e a adiponectina, a ligação entre obesidade, resistência à insulina e síndrome metabólica, que é baixa e estável em pessoas obesas.

De acordo com os resultados do estudo, ambos os grupos tiveram perda significativa de peso, já que ambas as dietas possuíam poucas calorias, mas os que concentraram o consumo de carboidrato à noite tiveram uma maior sensação de saciedade durante o dia, aumentando o nível de leptina, e ingerindo menos comida.

“Os resultados estabelecem as bases para uma alimentação mais adequada para aqueles que têm dificuldade em permanecer na dieta por muito tempo”, disse Zecharia Madar, orientador da pesquisa, em comunicado.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

8 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

8 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago