Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dieta do Dukan: conheça as etapas, o cardápio e as restrições

A dieta do Dukan, foi desenvolvida pelo nutricionista Pierre Dukan. O método tem quatro fases, com alimentos diferentes permitidos e proibidos em cada uma delas. O objetivo é evitar o “efeito sanfona”, de emagrecer e, em seguida, voltar a engordar. Essa dieta ajuda na diminuição do colesterol, no controle da glicemia e permite um emagrecimento rápido.

Portanto, o corpo pode sentir falta alguns de nutrientes ou vitaminas, principalmente, no início. Então, sempre consulte um médico antes de iniciar o regime. 

Primeira etapa

Chamada de “Ataque”, que dura de um a sete dias, só são consumidos alimentos ricos em proteína pura.

Os alimentos permitidos são: Carnes vermelhas em geral, frango sem pele (menos asa), peru, miúdos (coração de frango, fígado de boi e galinha), peito de peru, peito de frango, presunto magro, peixes, frutos do mar, hambúrguer de soja, tofu, ovos (galinha e codorna), farelo de aveia e trigo, leite desnatado, queijo cottage, queijo frescal, requeijão 0% de gordura, iogurte 0% de gordura.

Leia mais

As 10 dietas mais pesquisadas pelos brasileiros

Marmita no trabalho: veja dicas e duas receitas práticas

Conheça 5 passos para perder peso

Segunda etapa

Denominada “Cruzeiro”, geralmente, com duração de 7 dias, pode-se acrescentar legumes. Mas não se esqueça, deve-se intercalar um dia apenas comendo proteínas, e no seguinte, acrescentar os legumes e verduras.

Os alimentos que podem ser acrescentados são: alface, pepino, tomate, rabanete, cogumelo, acelga, berinjela e abobrinha

Terceira etapa

Chamada de “Consolidação”, que dura dez dias para cada quilo perdido desde o início da dieta, as proteínas e legumes são mantidos e, aos poucos, frutas e carboidratos passam a ser introduzidos. A partir dessa fase, são permitidas 2 porções de carboidratos a cada semana e 2 refeições com tudo o que desejar da dieta. 

Alimentos permitidos: proteínas, legumes, verduras, pães, macarrão e arroz integrais, feijão, queijo e 2 frutas por dia.

Quarta etapa

A última etapa da dieta do Dukan é chamada de etapa de “Estabilização”. Na qual apenas um dia da semana é reservado para o consumo exclusivo de proteína. Nos demais, a dieta é equilibrada e sem radicalismos.

Os alimentos proibidos ou não recomendados são:

Carne de cordeiro
Costela bovina
Carne de porco
Asa ou pele de frango
Língua de boi
Presunto com capa de gordura
Atum com óleo
Sardinha com óleo
Laticínios integrais

 

Clube O2

Essa você nunca viu: Clube O2 + O2 Box!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!