Nutrição

Dieta vegetariana reduz pressão arterial, diz estudo

Se você está pensando em abolir de vez a carne de sua dieta, mas ainda não tinha achado uma razão suficiente para isto, pesquisadores do Japão podem ajudá-lo. De acordo com uma pesquisa feita no país asiático, uma dieta vegetariana ajuda a manter a pressão arterial baixa além de combater a hipertensão. As informações foram publicadas no “Daily Mail”.

A pressão arterial é medida em dois momentos: a arterial, quando o sangue exerce pressão contra as paredes das artérias, e a diastólica, quando o coração relaxa. No experimento foram analisados sete testes clínicos e 32 estudos feitos entre 1900 e 2013. Os participantes que mantiveram a dieta vegetariana tiveram pressão arterial quase 5 mmHG menor dos adeptos à carnes.

Já para a pressão diastólica, os vegetarianos chegaram a apresentar números entre 2,2 e 5 mmHg menores em comparação aos que não seguem uma dieta só com vegetais. Segundo a pesquisa, essas reduções ajudariam a diminuir a mortalidade por doenças coronarianas e por acidentes vasculares.

Já o Conselho Oficial do Departamento de Saúde diz que cortar a carne vermelha reduz o risco de câncer no intestino. Outro estudo, este feito na Grã-Bretanha, aponta que vegetarianos são menos propensos a nessitarem de tratamento hospitalar por doenças cardíacas.

Dados de um relatório de 2011 do Ministério da Saúde apontam que anualmente 344 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares no Brasil.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

7 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

7 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago