Faça o Natal e as festas de ano novo mais light

Atualizado em 12 de dezembro de 2017
Mais em Nutrição

Natal e Ano Novo têm sempre muita comida e bebida diferentes e atraentes. Mas as festas de final de ano não precisam ser o motivo para estragar sua alimentação ou seu peso, pois seguindo certas dicas, é possível consumir uma alimentação saudável, sem exageros e compensações radicais, por exemplo, comer de tudo até passar mal ou ficar sem comer antes ou depois da festa, para compensar a gula.

Procure manter o bom senso e aproveite a festa para rever familiares, se divertir e não se arrepender no dia seguinte por ter saído da linha!

Troque a tradicional ceia calórica e gordurosa por uma ceia mais saudável e menos calórica. Alguns cuidados simples na hora de comprar os alimentos e prepará-los podem tornar esta refeição mais saborosa, com menos calorias e mais saúde. E sem peso extra, é claro!

Para ajudar você a fazer escolhas inteligentes, seguem duas ceias: uma tradicional, com os tipos clássicos de alimentos dessa época, e outra mais saudável, com alimentos típicos também, só que mais light e menos calóricos. Leia e confira:

CEIA TRADICIONAL                                         CEIA LIGHT
Pernil assado com damascos                      Peru Natalino
Arroz à grega                                                     Arroz com brócolis
Farofa natalina                                                  Farofa simples
Maionese de maçã                                          Salada de Alface Roxa, Pêra e Alcachofra
Bolo de nozes com creme                             Flan de frutas

Neste Natal, faça a escolha mais saudável. Seu organismo agradece!

• Peru: ótima opção de carne magra para o Natal, pois é um fonte protéica com baixo teor de gordura. Contém ainda ferro, potássio e magnésio e alto teor de niacina.

• Nozes: são ricas em magnésio, fósforo, zinco, niacina e outras vitaminas do complexo B, vitamina E e ácidos graxos essenciais (gorduras benéficas). Além disso, é considerada um antioxidante importante, pois impede a destruição celular ocasionada por radicais livres e pode proteger contra doenças coronarianas. Cuidado apenas com a quantidade, pois são extremamente calóricas!

• Avelãs: assim como as nozes, castanhas e amêndoas, são ricas em cálcio e gorduras boas, ômega 3 e 9, que auxiliam no combate a inflamação das células decorrente do consumo de açúcar, corantes, agrotóxicos e gorduras ruins.

• Uva: principalmente as vermelhas são fonte de flavonóides, substâncias que aumentam a concentração de antioxidantes no sangue e melhoram o estado de coagulação, contribuindo para redução de doenças coronarianas.

• Damasco: alimento ideal como petisco ou sobremesa, pois é saboroso, de fácil digestão, rico em fibras, beta-caroteno (importante antioxidante) e potássio (mineral essencial para o adequado funcionamento dos nervos e músculos)

• Lentilha: boa fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais ao organismo. Além disso, é rica em fibras insolúveis, importantes para o adequado funcionamento do intestino e fibras solúveis, que auxiliam no controle dos níveis de colesterol no sangue.

• Bacalhau: é rico em vitamina B12 e contém níveis satisfatórios de ácidos graxos ômega 3 que previne a hipertensão, a inflamação e o colesterol alto, podendo evitar doenças cardíacas e circulatórias.