Categories: Nutrição

A importância de tomar café da manhã todos os dias

Ele é esquecido e ignorado por muitos, mas para a ciência da nutrição deveria ser reverenciado por todos. O café da manhã é a refeição mais importante do dia, não só por ser um desjejum, mas também por sua relação com a saúde do corpo, a manutenção do peso ideal e o equilíbrio de tudo o que será consumido no resto do dia.


 SAIBA COMO TER O CAFÉ DA MANHÃ DOS CAMPEÕES

Essa etapa da alimentação está diretamente ligada à reconstituição das reservas de energia utilizadas após um longo período de jejum noturno (8 a 12 horas). É no café da manhã que as funções do aparelho digestivo são reestabelecidas, etapa essencial para acelerar o metabolismo no resto do dia e até para evitar doenças nesses órgãos. Quando não se faz a primeira refeição do dia, o corpo passa a utilizar nutrientes e fontes internas de energia, alterando todo o seu funcionamento, alterando inclusive algumas funções do cérebro. Pessoas habituadas à refeição matinal têm melhor desempenho em testes de memória e na resolução de problemas.

O café da manhã também tem relação com a manutenção do peso ideal (e até com a perda de peso). Ao contrário do que muita gente pensa, pulá-lo não emagrece. Pelo contrário: só fará com que o corpo chegue mais faminto e preguiçoso ao almoço. O fracionamento das refeições ao longo do dia, com a inclusão do desjejum, contribui para o metabolismo energético adequado, acelerando a queima calórica.

Para um café da manhã saudável, é necessário ter equilíbrio entre os grupos de alimentos escolhidos, com um aporte de energia e nutrientes (proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais). O resultado é uma manhã com mais disposição e um melhor rendimento no trabalho, na escola, nos exercícios e nos afazeres do cotidiano.

O que tem um café da manhã saudável?

1 porção do grupo dos leites
1 porção dos queijos
1 porção das frutas.
1 porção do grupo dos cereais

(Fonte: Nutricionista Juliana Dragone, pós – graduada em nutrição clínica pelo GANEP – Grupo de apoio a Nutrição Enteral e Parenteral / www.nutricionistajuliana.com.br / contato@nutricionistajuliana.com.br)

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

5 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

5 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago