Nutrição

Maltodextrina: o que é, benefícios, quando usar e contraindicações

A maltodextrina é um dos suplementos mais conhecidos pelos praticantes de atividades físicas, especialmente os de atividades de longa duração ou alta intensidade. A substância é derivada do amido de milho, tem alto índice glicêmico, rápida absorção no organismo e pode contribuir também para a hipertrofia – daí sua alta popularidade entre atletas.

A malto, como também é conhecida, não é uma fonte de energia concentrada, ou seja, fornece grande quantidade de energia num período de tempo mais duradouro, auxiliando o atleta em práticas de longa duração. Essa é a principal diferença da substância para outros carboidrato, como a dextrose, que oferecem quantidade de energia similar, mas em um período de tempo menor, causando um grande pico de insulina no organismo.

Benefícios da maltodextrina

A função do suplemento de maltodextrina é fornecer ao corpo carboidratos suficientes para servir como fonte de energias, deixando a proteína auxiliar na reconstrução muscular. Como ela é absorvida rapidamente pelo organismo e fornece nutrientes para o organismo por um longo período, pode ser utilizada antes ou depois do treino, de acordo com o objetivo do atleta.

O carboidrato é muito consumido por praticantes de musculação e por corredores de alta performance, pois auxilia principalmente na melhora do desenvolvimento do atleta durante as atividades ou em sua recuperação muscular.

“A maltodextrina tem como principal benefício a sua fácil absorção pelo organismo, o que faz com que seja ideal para o uso antes, durante e após o exercício já que o seu efeito será próximo da ingestão. Além disso, demanda menor tempo e gasto energético para a sua digestão diminuindo assim sintomas como refluxo do conteúdo gástrico, náusea e vômito”, explica a nutróloga Carolina Maldi da clínica Dra. Nicolle Queiroz.

Quando usar

Antes do treino

O uso da maltodextrina antes do treino é indicado para atletas que praticam esportes de alta intensidade ou duração, pois como não causa aumentos bruscos da glicemia dificulta o esgotamento do glicogênio – combustível responsável por permitir que o organismo funcione bem durante a atividade física. Assim, atua como fornecedor de energia para o organismo.

 

Depois do treino

Para quem busca a hipertrofia, a ingestão ideal é logo após o treino, pois a maltodextrina é usada como suplemento proteico que auxilia na reconstrução das fibras musculares e no processo anabólico.

“A maltodextrina para o atleta que faz atividade aeróbica diminui o risco de hipoglicemia e permite assim uma performance adequada. Já para o atleta que treina musculação, o interesse principal é a sua contribuição no aumento do estoque de glicogênio e na hipertrofia muscular. A insulina liberada pelo organismo após o consumo do carboidrato facilita a entrada de aminoácidos na célula muscular, o que contribui diretamente com a hipertrofia,” explica a nutróloga Carolina Maldi.

A maltodextrina é um açúcar?

A maltodextrina é um carboidrato complexo que se transformará em açúcar – carboidrato simples – quase que instantaneamente após a sua ingestão, mas as substâncias têm efeitos diferentes no corpo. “A maltodextrina é como se fosse um açúcar, mas nós não indicamos a ingestão de açúcar a ninguém, nem em bebidas e, de preferência, nem o uso em sua forma simples”, explica a nutróloga.

Ela é consumida, em gel ou pó, misturada com água exatamente para que o atleta não precise fazer uso de bebidas com açúcar e mesmo assim tenha uma fonte energética satisfatória.

“Se você tomar um suco antes do exercício com açúcar, por exemplo, vai dar refluxo. A ideia da maltodextrina é você ter o carboidrato só dela, pois ela fará o pico de glicose máxima e depois você vai fazer o exercício, evitando refluxos. Você até pode mistura o carboidrato com alguma bebida, mas não haverá nenhum de seus benefícios, podendo até perder o seu efeito,” explica a Dra. Carolina Maldi.

A maltodextrina engorda?

Parecido com o açúcar ou qualquer outro carboidrato, a maltodextrina depois de ingerida é transformada em energia que, caso não seja totalmente consumida, será armazenada em forma de gordura, podendo levar ao ganho de peso. Por este motivo é sempre recomendado consultar um nutricionista ou médico especialista para que a quantidade da substância seja exata para cada objetivo.

“A quantidade a ser consumida deve ser individualizada e levar em consideração as instruções do fabricante, o peso do atleta e a intensidade e duração do treino, além do consumo de carboidrato na dieta”, avalia a nutróloga.

Contraindicações

Por conter um alto índice glicêmico, se utilizada em grande quantidade tanto no pré quanto no pós-treino, a maltodextrina pode ser prejudicial, pois eleva rapidamente os níveis de açúcar do sangue podendo causar hipoglicemia, diarreias, náuseas e vômitos.  Já os diabéticos devem evitar seu uso.

“O açúcar e a maltodextrina são dois tipo de carboidrato e os diabéticos tem restrições a carboidratos, porque no caso da malto, ela será quebrada no organismo e virará glicose – vulgarmente chamada de açúcar. Todo diabético quando ingere algum carboidrato precisa usar insulina para que o carboidrato faça efeito. Então nós não indicamos esta substância. Se ele precisar fazer um treino mais intenso, ele deverá ter orientação multidisciplinar de um endócrino ou nutrologista, pois é bem particular para cada um.”

Valor aproximado

A maltodextrina pode ser encontrada em lojas especializadas de suplementos para atletas com preços, geralmente, entre R$ 10 e 20.

Fonte:

Dra. Carolina Maldi, nutróloga na clínica Dra. Nicolle Queiroz, formada em medicina pela Unicamp. 

Dra. Janainna Mazelli, nutricionista na Clínica Dra. Nicolle Queiroz.

 

Lara Scaglione

Share
Published by
Lara Scaglione

Recent Posts

6 erros comuns na hora de comprar um tênis de corrida

Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…

7 horas ago

Evento esportivo para crianças recebeu milhares em Brasília no sábado!

Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…

4 dias ago

3 exercícios de fortalecimento do core que ajudam na corrida

Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…

1 semana ago

MOV: Família em Movimento chega a Brasília no sábado!

Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…

1 semana ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida: esporte em família em São Paulo!

A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…

2 semanas ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida terá etapa em São Paulo no domingo!

A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…

2 semanas ago