Categories: Nutrição

Saiba como deve ser o prato de atleta

Durante a prática das atividades físicas aeróbicas, o organismo utiliza como energia as reservas de carboidrato e gordura. Já para as atividades anaeróbicas, como a hipertrofia muscular, é utilizada a energia proveniente da reserva de carboidrato hepática e muscular.

O dano muscular provocado pelo exercício de musculação ocasiona perda de proteínas, que devem ser repostas com a alimentação ou suplementação.

Uma refeição equilibrada em todos os nutrientes, os carboidratos, proteínas e lipídeos, é fundamental para o restabelecimento pós-treinamento. Para refeições como almoço e jantar, inclua carboidratos como: arroz e macarrão integrais, batata, batata doce, mandioca, milho. Estes alimentos devem compor ¼ de um prato raso.

As fontes de proteína como as carnes magras, peito de frango, peixes e ovos e as leguminosas como o feijão, grão de bico, soja e lentilha devem compor mais ¼ do prato. Utilize a palma da mão como referência para porcionar as carnes.
Hortaliças cruas e legumes cozidos devem complementar a outra metade do prato, e devem ser temperados com o azeite de oliva, considerado uma ótima fonte de gordura.

Nos lanches prefira os sanduíches de pães integrais, queijos magros, como o branco, o cottage e a ricota, ou creme de ricota, adicione mais uma fonte protéica como o peito ou blanquet de peru, atum, sardinha ou frango desfiado e uma salada de alface, cenoura ralada e tomate, temperados com azeite de oliva extra virgem.

Quando a composição corporal está alterada, com alta porcentagem de gordura, o uso dos suplementos protéicos, como o Whey Protein e BCAA, deve ser indicado sempre com orientação de um nutricionista. Estes suplementos associados à alimentação balanceada potencializam o ganho de massa muscular, consequentemente, um gasto metabólico basal de repouso mais alto.

Os exercícios resistidos (de força) tendem a manter o metabolismo basal elevado por várias horas após os esforços anaeróbicos, pelo fato do tecido muscular se manter metabolicamente mais ativo mesmo em estado de repouso e, com isso, há um gasto calórico maior, auxiliando na perda ou controle do peso.

Para o objetivo de perda de peso, a refeição deve ser realizada entre 1 a 2 horas após o termino do exercício. Para melhorar o ganho de massa muscular os suplementos e a refeição devem ser realizados logo após o treinamento, ideal que seja até 30 minutos.

Confira artigos anteriores:

 

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

9 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

9 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago