Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Veja o que comer para conseguir dormir melhor

Há anos que a importância do sono vem ganhando atenção quando o assunto é qualidade de vida. Para atletas, o sono é um momento crucial em seu desenvolvimento, e tem que ser levado a sério. Além destas dicas que separamos para te ajudar a melhorar a qualidade do seu sono, apresentamos aqui uma pequena lista de alimentos que podem te dar uma mãozinha para embalar no sono.

O que comer para dormir melhor

Sementes oleaginosas

Comidas com altos níveis de triptofano e vitamina B6, como nozes e castanhas, ajudam o corpo na produção de melatonina, o hormônio do sono. Outras boas fontes são feijão, lentilha, queijo, tofu, grãos integrais, nozes e sementes.

Cerejas

Estas frutas têm alta concentração de melatonina natural. O suco de cereja também conta – aveia também é uma boa opção, além de fazer bem ao sistema digestivo.

Banana e vegetais folhosos

Comidas com altos índices de potássio e magnésio ajudam a relaxar os músculos. Grãos integrais, oleaginosas e folhas verde escuro são boas fontes de magnésio. Bananas, batatas e pêssegos são ricos em potássio.

Prebióticos

Um estudo da Universidade do Colorado em Boulder no ano passado apontou que fibras prebióticas – encontradas em grão de bico, alcachofras e alho-poró – que trazem “boas bactérias” ao intestino, podem melhorar o sono.

 

Fibra

Um estudo da Columbia University apontou que uma dieta rica em fibras – alimentos como feijão, lentilhas, frutas vermelhas e grãos integrais – pode levar a um padrão de sono de mais qualidade. Por outro lado, uma dieta com um consumo maior de gordura saturada e menos ingestão de fibras está associada a um padrão de sono mais leve.

A hora da refeição também importa

Todo mundo sabe que se empanturrar em um almoço de domingo é um convite para a cama. Mas refeições menores, em intervalos de tempo regulares, são importantes para a melhora do sono.

“Muita gente se sente letárgica após uma grande refeição pois come demais, e o nível de mudanças no sangue estimula a produção de insulina, o que os seda”, diz a Dra. Nerina Ramlakhan, expert em sono e autora do livro Fast Asleep, Wide Awake. Não é só o que você come que influencia seu corpo, mas a maneira como você o faz também. Não abra mão do café da manhã – ele estabiliza o nível de açúcar no sangue e minimaliza a produção de adrenalina. Isso vai ajudar seu corpo a produzir melatonina na hora de dormir.

 

Leia mais

Sono de qualidade: um grande aliado do pedal eficiente

6 jeitos de estragar seu pedal até o trabalho

11 ótimas receitas para os dias de calor

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!