Categories: MulherNutrição

Vitamina D reduz risco de colesterol entre as mulheres, diz estudo

Diversos estudos já sugeriram que a vitamina D pode trazer benefícios para o coração, e agora, uma pesquisa feito pela Universidade Thomas Jefferson, nos Estados Unidos, explica melhor como isso ocorre. Segundo pesquisa da instituição, feita somente com mulheres que passaram da menopausa, consumir diariamente suplementos do nutriente diminui os níveis do colesterol "ruim" (LDL) no sangue, o que ajuda a prevenir doenças cardíacas.

Para chegar a essa constatação, os pesquisadores selecionaram 576 mulheres que já haviam passado pela menopausa. A chance de complicações cardiovasculares é maior nessa fase da vida da mulher, pois a produção de estrogênio (hormônio que protege o coração) é reduzida. Todos os dias, durante dois anos, um grupo de voluntárias passou a tomar suplementos que combinavam vitamina D e cálcio, enquanto o outro ingeria doses de placebo. Além disso, os autores do estudo coletaram, no início e no fim da pesquisa, amostras de sangue das participantes com objetivo de analisar seus níveis de colesterol.

Após ajustar os resultados associados a outros fatores de risco ao coração como tabagismo e consumo de álcool, os cientistas descobriram que as mulheres que ingeriram vitamina D mostraram uma pequena, mas evidente redução nos índices do colesterol "ruim". Ao contrário das voluntárias do grupo do placebo.

Peter Schantz, um dos autores do estudo, disse ao periódico Menopause que o efeito da vitamina D significa um grande avanço na prevenção contra as doenças cardíacas, mas não é possível afirmar que o nutriente, sozinho, seja capaz de evitar o problema. Para isso, o pesquisador sugere que as pessoas mantenham hábitos saudáveis como praticar exercícios, se alimentar de forma correta e ficar longe do cigarro.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

7 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

7 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago