Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

40% dos casos de câncer estão ligados ao sobrepeso, diz estudo

Foto: Shutterstock

Estar acima do peso pode aumentar o risco de desenvolver câncer. De acordo com um relatório divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, 40% dos casos de câncer estão relacionados ao sobrepeso ou à obesidade.  No Brasil, mais da metade da população pesa mais do que deveria.

Pesquisadores colheram dados de 1,6 milhão de pessoas diagnosticadas com câncer entre 2005 e 2014 e descobriram que 630 mil deles apresentavam excesso de peso ou obesidade que levariam ao desenvolvimento da doença.

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer afirma que o sobrepeso tem chances de desencadear tumores em 13 partes do corpo: esôfago, mama (em mulheres que já estão na menopausa), cólon, reto, vesícula biliar, estômago, rim, fígado, ovário, pâncreas, tireoide, cérebro e mieloma múltiplo.

Os maiores riscos estão na tireoide, no fígado, no pâncreas e no rim, já que os casos de câncer relacionados à obesidade nessas partes aumentam a cada ano.

 

Leia mais

Dormir 8 horas seguidas não garante descanso total para atletas, diz 'técnico do sono'

O bicarbonato de sódio melhora a performance na corrida?

Atividades físicas espontâneas: caminhar e subir escadas te ajudam a perder peso

 

A razão para a associação entre obesidade e câncer ainda não é certa. Os pesquisadores creem que a gordura extra no corpo interfere na produção de compostos inflamatórios no organismo, o que favorece o desenvolvimento do tumor. Outro motivo seria a alta concentração de insulina em quem carrega mais peso do que deveria.

O estudo deixou a comunidade médica dos Estados Unidos apreensiva, já que 71% dos adultos americanos apresentam sobrepeso ou são considerados obesos. No Brasil as taxas também são preocupantes: mais da metade da população está acima do peso recomendado e obesidade atinge 20% das pessoas adultas no país.

 

Clube O2

Escolha já seu Frequencímetro!

Compartilhe por email!