Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Outubro Rosa: atividade física ajuda a prevenir câncer de mama

Foto: Shutterstock

Realizar exercícios físicos no cotidiano é um dos métodos mais conhecidos e eficazes para manter seu corpo saudável. Durante o Outubro Rosa, mês da conscientização e prevenção contra o câncer de mama, é importante relembrar os benefícios que uma rotina assim pode trazer. Vários estudos comprovam que manter-se ativo fisicamente pode tanto prevenir a doença quanto ajudar no tratamento.

As pesquisas costumam separar as mulheres entre dois grupos: um sedentário e outro que receberá treinamento. Um pesquisador do Canadá compilou, em 2011, 73 experimentos diferentes realizados anteriormente e analisou seus dados. A conclusão foi de que as mulheres que praticavam alguma atividade física regularmente apresentavam um risco 25% menor de desenvolver o câncer.

São vários os motivos que explicam essa relação. De acordo com a a Sociedade Brasileira de Mastologia, a produção de estrogênio pelo tecido adiposo é um deles: quanto mais gordura o corpo possui, mais desse hormônio será produzido. As células cancerígenas utilizam a substância como um combustível, já que ela atua nas células mamárias.

Outro hormônio que aparece em algumas pesquisas relacionadas à prevenção do câncer de mama é a insulina, responsável por induzir a multiplicação de células. Por conta disso, uma vez que o câncer se inicia, ter altos níveis de insulina no sangue torna-se perigoso, e se exercitar pode diminuir a quantidade dessa substância que circula pelo corpo.

Mesmo depois do diagnóstico, a prática de atividades físicas é benéfica. Sabendo que durante o tratamento o ganho de peso do paciente é comum, um levantamento da Universidade da Carolina do Norte concluiu que isso eleva as taxas de mortalidade pelo câncer de mama. Depois da menopausa, os efeitos positivos são ainda mais claros, como apontam estudos feitos em Harvard e na França.

 

Leia mais

40% dos casos de câncer estão ligados ao sobrepeso, diz estudo

10 principais benefícios proporcionados pela atividade física

Estudo comprova que fazer exercício é benéfico para a memória

Clube O2

Escolha já seu Frequencímetro!

Compartilhe por email!