Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Estudo comprova que fazer exercício é benéfico para a memória

Manter o hábito de fazer exercícios pode ser mais benéfico do que você imagina. Além de acelerar o fortalecimento muscular e evitar o ganho de peso, as atividades com pesos estão relacionadas a uma melhora na memória a longo prazo.

Um estudo publicado pela revista Acta Psychologica avaliou os efeitos se o exercício é bom para a memória. Durante a pesquisa, os cientistas contaram com a participação de 46 pessoas (29 mulheres e 17 homens), que foram distribuídas em dois grupos: ativos e sedentários.

Os pesquisadores pediram que os voluntários memorizassem a maior quantidade possível de 90 imagens, classificadas em positivas, negativas e neutras. Em seguida, os grupos realizaram dois tipos de exercícios em uma academia. Todos se sentaram em uma cadeira extensora.

Os dois grupos fizeram 50 repetições, com a diferença de que os fisicamente ativos se exercitaram com cargas e os sedentários não tiveram que mover nenhum peso. Durante todo o processo, a circulação sanguínea e a frequência cardíaca de cada participante foram monitoradas. Cada pessoa também contribuiu com amostras de saliva para que os pesquisadores pudessem detectar certos níveis de neurotransmissores vinculados ao estresse.

 

Leia mais

7 alimentos que saciam (e não engordam)

Conheça as 5 academias mais modernas do mundo

Treinos de alta intensidade podem ajudar a manter seu corpo jovem

 

Os participantes voltaram ao laboratório 48 horas depois e viram uma série de 180 imagens – as 90 originais foram misturadas a outras 90 fotos. O grupo sedentário recordou cerca de 50% das fotos da primeira sessão. Já os que tinham o hábito de se exercitar tiveram um aproveitamento melhor: 60%.

Segundo Lisa Weinberg, uma das principais autoras do estudo para avaliar se o exercício é bom para a memória, “a investigação indica que as pessoas não precisam dedicar grandes quantidades de tempo para dar um impulso ao cérebro”. Audrey Duarte, também envolvida com o experimento, afirma que “os resultados nos dão uma ideia de que áreas do cérebro podem apoiar benefícios da memória induzidos pelo exercício”.

Clube O2

Ofertas com até 54% OFF

Compartilhe por email!