Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Obesidade cresce mais de 30% entre usuários de plano de saúde

Foto: Shutterstock

Um novo estudo feito pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostra que a obesidade cresce no País entre os usuários de planos de saúde. Nos últimos sete anos, o aumento foi de 36%. Segundo o jornal Folha de São Paulo, em 2008 a proporção era de 12,5%. Em 2015, a taxa ficou em 17%.

A má alimentação e o sedentarismo são apontados como algumas das causas desse aumento. Segundo os dados do estudo, chamado Vigitel da Saúde Suplementar, 52,3% dos usuários estão acima do peso ideal. O cálculo foi feito com base em dados de altura e peso fornecidos pelos próprios clientes dos planos de saúde, em entrevistas realizadas por telefone. Na população geral, a taxa de excesso de peso é de 53,9%, um crescimento de 20% em relação a 2008.

Se a obesidade cresce, um dos modos de combatê-la, segundo a própria ANS, é estimular os usuários dos planos de saúde a terem estilos de vida mais saudáveis. Isso porque o excesso de peso e o sedentarismo são apontados como alguns dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como a hipertensão.

 

Leia mais

Exercício reduz faltas no trabalho em até 20%

Dicas para quem está acima do peso e quer correr

Perda de peso: quantos minutos devo correr?

 

Segundo a pesquisa, 43,4% dos usuários dos planos de saúde fazem 150 minutos ou mais de exercícios por semana. Já 16% deles são considerados completamente inativos, ou seja, não fizeram exercício físico moderado nos três meses anteriores à consulta do estudo. Por exercício físico moderado, o estudo entende caminhadas de até 10 minutos, mesmo que para deslocamento.

A ANS diz ter 1.481 programas de prevenção e promoção à saúde ofertados por 379 das operadores de plano de saúde (34% do total). O número é crescente, já que em 2010 existiam 82 iniciativas deste tipo, focadas em estímulo à atividade física, combate à obesidade e também ao tabagismo, por exemplo.

Clube O2

Clube O2 + Frequencímetro

Compartilhe por email!
[i]
[i]