Por Mariah Reis

Diferentemente das últimas três edições, a competição de triathlon feminino não teve maiores surpresas no pódio, e as três atletas mais cotadas para medalhas formaram a premiação. Apesar disso, a prova não perdeu a emoção, e a suíça Nicola Spirig superou a sueca Lisa Norden somente no photo finish, tendo no cronômetro o mesmo registro para ambas, com 1h59min48s. Com a medalha de bronze Erin Densham, da Austrália, apenas dois segundos atrás das duas primeiras colocadas.

As triatletas realizaram 1,5 km de natação em uma água a, aproximadamente, 19ºC, e logo na saída o grupo foi liderado pela veterana Laura Benett (EUA), de 37 anos. No decorrer da etapa aquática a liderança foi de alterando, e a brasileira Pamela Oliveira chegou a estar no grupo de liderança.

A prova de triathlon foi realizada com o céu nublado, e a pista molhada graças a chuva que havia caído na madrugada. Com isso, algumas quedas foram registradas, entre elas de Pamela Oliveira que escorregou logo na primeira volta fazendo com que a atleta perdesse a segunda posição que estava. Outro acidente, desta vez forçando a atleta a deixar a prova, envolveu Emma Moffatt (AUS) e Annamaria Mazzetti (ITA). A australiana, e medalhista de bronze em Pequim 2008, não teve condições de continuar.

Na terceira volta, o grupo de frente acelerou e conquistou uma vantagem cerca de um minuto para o pelotão que contava com 26 atletas, sendo lideradas por Barbara Riveros Diaz (CHI). Porém, as líderes, que contava com as principais favoritas ao título olímpico mostrou toda a força e rapidez, aumentando em mais 16 segundos a vantagem.

Após as sete voltas no pedal, a veterana Anja Dittmer, da Alemanha, saiu na frente para a transição dos 10 km de corridas seguintes. Para o delírio da torcida, Jenkins, a atleta da casa, saiu em segundo lugar, causando um barulho ensurdecedor durante esse momento da prova. Em busca do sonho olímpico, 10 atletas saíram na fuga logo na primeira volta da corrida. O grupo foi liderado por Densham, Jenkins, Spirig, Norden e Murua, com Groff, Hewitt, Jackson, Harrison, Bennett e Dittmer correndo muito próxima a elas.

As atletas começaram a ser selecionadas pela resistência, e Densham permaneceu na ponta. Porém, próximo ao final da competição Spirig alcançou e ultrapassou a australiana, e, seguindo o exemplo da suíça Norden apertou o passo. A partir disso, o público pode presenciar uma disputa eletrizante, acirrada e tecnicamente empatada, sendo necessária o apoio da tecnologia para a decisão do ouro em Londres. A representante brasileira, Pamela Oliveira terminou a prova na 30ª posição, tendo competindo com 55 atletas

“Eu teria ficado feliz de ganhar qualquer medalha, mas é claro que há uma grande diferença em ganhar ouro ou prata, por isso é simplesmente fantástico, eu sem palavras”, declarou Spirig após o veredito final. Agora o triathlon poderá ser acompanhado na competição masculina na terça-feira (07).

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

8 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

8 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago