Ironman também é para velhinhos

Atualizado em 25 de julho de 2016

Provavelmente, nenhuma pessoa poderia imaginar que “velhinhos” com mais de 60 anos participassem de um IronMan, prova com 3,8 km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida. Apesar de surpreendente, essa será mais uma das atrações da prova do Hawai, que acontece no próximo sábado, dia 19 de Outubro, na ilha de Kailua-Kona.

Norton Davey é o melhor exemplo disso. Ama o triathlon e já participou de várias provas desse estilo. Em pelo menos 10 edições do Ironman do Hawai praticou esportes por 17 horas seguidas, o tempo limite imposto pelos organizadores. Apesar de não ter completado todo o percurso, deu um show de raça, coragem e determinação, sendo premiado por isso.

Davey trabalhava como vice-presidente de uma empresa aérea. Se aposentou em 1981, quando muitos favoritos da prova desse ano nem tinham nascido. Hoje, aos 84 anos, conta que há uma evolução natural do esforço mental e do esforço físico. Apesar de sua velocidade não ser a mesma de 20 anos atrás, sua habilidade de correr grandes distâncias continua a mesma.

Nos três últimos meses antes da corrida o jovem velhinho tem trabalhado em um nível intenso. Pratica de três a quatro horas de natação por dia e as vezes combina duas modalidades. Para agüentar esse ritmo mantêm uma dieta controlada, com proteínas, carboidratos, frutas e vegetais.

Mas Davey não é o único exemplo de supervelhinho. Outros 58 senhores e 15 senhoras com mais de 60 anos estão entre os 1500 inscritos. Bob Scott de Naperville, hoje com 71 anos, completou a prova do ano passado em 12 horas, 59 minutos e 2 segundos, quase 55 minutos mais rápido que seu tempo de 2000. Ele quebrou o recorde na sua categoria, entre 70 e 74 anos. Na categoria mais velha, a vitória do ano passado ficou com Fature Albrecht, que cruzou a linha de chegada em 16 horas 25 minutos.