Notícias

Triatleta é desclassificado por usar Barra Forte em competição no Paraná

Feitas de materiais nobres, desenhadas por designers arrojados e equipadas com tecnologias avançadas, algumas das bicicletas vistas nas competições de triathlon podem custar quantias significativas. Marcelo Artungui, um professor de educação física de 37 anos, rompeu com essa tradição e usou uma Barra Forte, modelo clássico dos anos 1980, na 30ª edição do Sesc Triathlon de Caiobá, disputado no último domingo, em Matinhos, no Paraná.

A organização da prova, no entanto, não aceitou a bicicleta “raiz” de Artungui e o desclassificou. O regulamento previa que apenas modelos das categorias Speed e Mountain Bike seriam permitidos – versão contestada pelo triatleta, que diz que sua bike se enquadrava nas especificações. A Barra Forte pesa de 10 a 15 kg a mais que as bicicletas dos outros participantes e não tem marchas.

Apesar de seu nome não constar na lista de resultados oficiais, Artungui, segundo o tempo registrado em seu frequencímetro, fez uma marca que o colocaria entre os 40 mais rápidos na categoria Comerciários (30 a 44 anos): cerca de 1h20min. O vencedor concluiu o percurso em 1h05min08.

“Eu quis mostrar que qualquer um pode fazer a prova com uma bike comum. Queria fazer uma homenagem aos 30 anos da prova do Sesc com uama bike de 30 anos”, declarou, em entrevista à RPC. “Faço treinamentos de ciclismo com a Barra Forte. Acho que é uma bicicleta muito boa para provas no nível do mar, porque ela é pesada e pega embalo.”

Em nota divulgada à imprensa, a organização do Sesc Triathlon afirma que comunicou previamente ao atleta que sua bicicleta não se encaixava no padrão exigido.

 

Pedro Lopes

Share
Published by
Pedro Lopes

Recent Posts

MOV

49 minutos ago

Eco SP

49 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago